O número de igrejas em célula cresceu muito no Brasil nas últimas décadas. Esse fato está relacionado às características desse modelo de congregação, que permite maior envolvimento dos membros e líderes com a comunidade, além de alcançar maior engajamento nas atividades da igreja.
Entretanto, muitos se questionam se esse modelo está de acordo com as escrituras, por isso, vamos abordar esse assunto neste texto. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre a igreja em células. Boa leitura!
O que é uma igreja em células
Uma igreja em células é formada por pequenos grupos, as células, que se reúnem periodicamente (uma vez por semana, em geral) para compartilhar a Palavra, louvar e orar.
Por serem reduzidos, esses grupos facilitam a formação de amizades e permitem aos líderes discipular os participantes de forma muito mais próxima, aumentando as oportunidades para o aprendizado individual e coletivo.
Além disso, nas células os fiéis são encorajados na religião, podem trocam experiências e o convívio entre os membros da comunidade é incentivado.
Diferença entre igreja com células e igreja em células
Um ponto que se deve dar atenção, porque comumente causa confusão, é entender a distinção entre igrejas com células e igrejas em células.
Nas igrejas com células, os grupos pequenos são estabelecidos como uma opção de ministério, que funciona conjuntamente com os outros departamentos. Já nas igrejas em células os grupos são as estruturas fundamentais da igreja.
Como as igrejas em células devem funcionar
De forma geral, as células são dirigidas por um líder principal, que é ajudado por um líder auxiliar. Além disso, cada célula tem um supervisor e cada supervisor está sob a orientação de um supervisor de rede.
Em cada reunião da célula, os líderes compartilham a Palavra de Deus e os participantes podem dar seus testemunhos ou tirar dúvidas. Há também momentos para adoração com louvores, lanches e comunhão entre as pessoas.
Quando uma célula se torna muito grande, ela deve ser dividida e, assim, são formados novos pequenos grupos que contribuem para o crescimento da igreja.
Por fim, quanto aos participantes, esse podem ser membros da igreja ou visitantes.
O que a Bíblia diz sobre as células
É natural que as pessoas queiram saber se as células têm base bíblica. Na verdade, a Bíblia não menciona o termo “células”, mas é possível encontrar princípios que apontam para esse tipo de reunião nas Escrituras.
No livro de Atos e nas cartas de Paulo, podemos perceber que era comum que os cristãos da igreja primitiva se reunissem nas casas de alguns anfitriões para orar e falar sobre Cristo e a Palavra do Senhor. Como exemplo, temos Romanos 16:3-5 que diz:
“Deem minhas saudações a Priscila e Áquila, meus colaboradores no serviço de Cristo Jesus. […] Saúdem a igreja que se reúne na casa deles.”
Qual a importância das lideranças nas igrejas em células
Para que as células cumpram seu papel de evangelização é imprescindível que possam contar com líderes maduros e preparados para cumprir sua missão de forma eficiente. Afinal, cabe a eles coordenarem e facilitarem a montagem das reuniões.
Os líderes de células devem ser pessoas com grande conhecimento da doutrina e previamente testados e aprovados no caráter, na vida familiar e no serviço cristão. É imprescindível também que gostem do desafio de navegar em um oceano diferente e cheio de novidades e que estejam prontos para impactar a vida da sua comunidade.
A igreja em células só funciona quando pode contar com o serviço e a dedicação de líderes prontos para tão sagrado trabalho.
Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre a igreja em células e o que dizem as escrituras sobre elas, que tal acompanhar as postagens no blog da Goye? Temos sempre ótimos conteúdos e dicas que vão ajudar sua igreja a crescer e alcançar cada dia mais fiéis.