“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19 – NTLH)
Um discípulo é um seguidor de Jesus, alguém que caminha conforme a sua vontade e que a cada dia busca se parecer mais com Ele em suas decisões e atitudes. Assim, a prática do discipulado, para além de uma ferramenta utilizada na igreja ou de uma mera tradição, é antes de tudo relacionamento, comunhão e o corpo de Cristo em ação, podendo ser visto, sentido e vivido.
E para que você entenda melhor a importância do discipulado para as células das igrejas evangélicas, preparamos este conteúdo especial. Confira!
O que é o discipulado na igreja evangélica
A prática do discipulado se faz presente na bíblia desde o Antigo Testamento. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó; Moisés e Josué; Elias e Eliseu; e João Batista, todos esses são exemplos de discipulados. Porém, o modelo mais precioso são os doze discípulos de Jesus, que tinham a missão de espalhar a Sua palavra.
Hoje, o discipulado tornou- se uma ferramenta de consolidação, ensino e crescimento em grandes e pequenas igrejas, fazendo parte da cultura das igrejas em células e ganhando um papel fundamental nas congregações.
De forma prática, podemos dizer que o discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer Jesus. É parte da missão da Igreja.
Porque o discipulado é importante para as igrejas em células
O discipulado põe a fé em ação, forma novos discípulos e leva a palavra de Jesus para o mundo e, por isso, é tão importante para as igrejas em células.
Não basta a conversão, é preciso viver, obedecer e ensinar os mandamentos. Assim, a comunidade cristã cresce e se mantém firme em seu propósito de salvação por meio do discipulado.
Quem pode participar do discipulado
Qualquer crente que conheça a Bíblia pode participar do discipulado. Afinal, a ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus e todos podem aprender e ensinar. Podemos dizer que discipular é trabalho de toda a igreja, não apenas do pastor.
Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:
- evangelizar
- pregar
- promover estudos bíblicos
- acompanhar e aconselhar irmãos em Cristo, principalmente os novos na fé
- viver de maneira que agrada a Deus.
Como começar um discipulado
Existem duas formas de começar um discipulado:
Tome a iniciativa de construir um relacionamento de discipulado com qualquer outro membro
Basta ficar mais tempo na igreja, participar das refeições após os cultos nas noites de domingo e se abrir para conhecer novas pessoas. Com o tempo, você irá desenvolver relacionamentos nos quais essas coisas acontecem naturalmente.
Peça ao líder do seu grupo sugestões e auxílio
Ele pode não estar livre para se encontrar com você regularmente, mas, à medida que for te conhecendo melhor, ele poderá te ajudar a se conectar com outro membro que possa fazê-lo.
Se nenhum desses caminhos resultar num relacionamento de discipulado regular, sinta-se livre para contatar um dos líderes da igreja para obter ajuda.
Quais atitudes fazem diferença no discipulado cristão
Para que o discipulado cristão possa cumprir com sua missão, é preciso:
Oração
É preciso separar um tempo de oração dedicado aos seus discípulos. Ela dará força aos membros, trará intimidade, unidade e força.
Ensinamento da Palavra de Deus
O discipulado que nos faz crescer de verdade só é possível se sua base for a Palavra de Deus. Por isso, o discipulador deve adquirir o hábito de ler, respeitar e seguir as Escrituras. É isso que vai gerar discípulos maduros e um discipulado profundo.
Compartilhar da vida
Construa um relacionamento genuíno e aberto, compartilhando sua vida, seus momentos mais divertidos e os mais difíceis. É só quando compartilhamos a vida que a caminhada fica mais fácil.
Motivar sempre
Motivar o discípulo é uma das atitudes que mais fazem a diferença no discipulado. Sonhe com seu discípulo e faça-o sonhar também.
Investir tempo
O tempo é precioso para um discipulado cristão. Assim, é mais do que importante dedicar tempo aos discípulos. Mesmo na correria do dia a dia, envie sempre uma mensagem dizendo que se lembrou dele, que está orando por ele e que se importa.
Gostou de saber mais sobre a importância do trabalho do discipulado? Então, aproveite e baixe agora mesmo nosso material Como Gerar Discípulos.