Blog

Pregação – 10 práticas para melhorar a sua

Gostaria de ter um passo a passo para melhorar sua pregação,  prender a atenção do seu público, desperta neles o mesmo sentimento que você teve quando Deus falou com Você despertando fome e sede por Deus na sua igreja?

Tenho certeza que sim….

Você já teve dificuldade em prender a atenção de alguém?

É muito difícil que alguém no mundo não tenha passado por isso ao menos uma vez. Então, se este é o seu caso, tenha a certeza de que você não está sozinho.

Perceber que os membros não estão focando em você pode trazer alguns problemas, como aumentar o nervosismo e a insegurança durante a Pregação.

Afinal, ninguém gosta de falar em público e ver as pessoas focadas no celular, olhando para os lados, distraídas, inquietas ou bocejando.

E hoje na era dos Youtubers transbordando conteúdos e pregações, muitas vezes a sua igreja consome mais esses conteúdos do que as suas pregações. 

Fica tranquilo. Nesse artigo, você aprenderá práticas que o ajudarão a se tornar um melhor Pregador.

1. Mantenha as Escrituras.

Explique e aplique o que a Bíblia está dizendo, não suas próprias ideias brilhantes sobre o assunto. Normalmente, você desejará gastar mais tempo  em suas ideias e usar  menos versos de uma forma mais profunda. É melhor ter cinco versículos que as pessoas realmente entendam e apliquem do que usar 20 frases relacionadas ao seu tópico. Se você puder divulgar  Escrituras numa “plataforma ex instagram, facebook” para abordar o seu tópico, isso é ainda melhor.

2. Mantenha-o em movimento.

A maioria dos palestrantes explicam demais seus pontos. As pessoas costumam ser mais inteligentes do que acreditamos. Faça o seu ponto da forma mais compacta e impactante possível e passe para o próximo ponto. Pergunte a si mesmo: qual é a maneira mais compacta de dizer isso? Qual é a maneira mais impactante de dizer isso? As pessoas gostarão mais de você se você assumir que são inteligentes.

3. Mantenha-se apaixonado.

É um pecado aborrecer as pessoas com a Bíblia. Essa pode ser a única chance que essa pessoa dá para ir numa igreja. Esteja sempre orando e espiritualmente preparado para fazer a sua Pregação. Há muito mais coisas acontecendo do que apenas comunicar palavras. Você deve ser cheio do Espírito. Encha-se antes de você aparecer.

A maioria das pessoas subestima enormemente o lado espiritual da preparação para uma mensagem. Uma vez que você esteja pregando, dedique cada grama de sua energia à tarefa.

 Richard Baxter disse uma vez: “Eu preguei como se nunca tivesse certeza de pregar novamente, e como um homem moribundo para os moribundos.” 

Não finja paixão, mas deixe suas emoções transparecerem e não se intimide com a intensidade do texto bíblico. A Bíblia não se dilui, então nós também não devemos. 

Traga o fogo! John Wesley disse: “Ponha fogo em si mesmo com paixão e as pessoas virão de quilômetros para vê-lo queimar”.

4. Mantenha-o prático.

Sempre responda à pergunta “E daí?” e dar às pessoas maneiras práticas de aplicar a mensagem. Na maioria das vezes, tento expressar meus pontos principais como ações. Quanto mais específicos forem seus aplicativos, melhor. Se possível, conte uma história pessoal de como você está tentando aplicar o princípio. Se as pessoas não mudarem algo sobre a maneira como vivem depois de ouvir sua mensagem, você falhou. A informação sem aplicação leva à estagnação, enquanto a informação com aplicação leva à transformação.

6. Mantenha-o pessoal.

Pessoal é o mais poderoso. Compartilhe com vulnerabilidade como você está tentando aplicar essas verdades e como luta contra elas. Uma vez um pastor me disse: “Pregar é a verdade por meio da personalidade”. As pessoas precisam se conectar com você antes de se conectar com o que você está tentando ensinar. Histórias pessoais e exemplos são a melhor maneira de um Pregador se conectar com as pessoas.

7. Mantenha-os alerta.

Tente surpreender e chocar as pessoas da maneira apropriada, quando possível. Diga coisas que os façam pensar: Ele acabou de dizer isso? Normalmente, isso é feito por meio do humor. Tente fazê-los rir ou reagir de alguma forma a cada dois minutos. Misture o tipo de comunicação que você está fazendo e misture elementos diferentes a cada 5 a 10 minutos. Usar histórias curtas, mas interessantes de sua própria vida, das Escrituras ou da vida de outras pessoas que você conhece ou da história da igreja, quase sempre faz os ouvidos se animarem. A maioria das pessoas demora muito para explicar uma história, no entanto. Por favor, pouse o avião. Mude sua velocidade, cadência e intensidade de sua voz para se adequar ao ponto que você está fazendo no momento. Use vídeos, imagens, testemunhos, pequenas discussões e figuras de linguagem, quando possível. Lembre-se, é um pecado aborrecer as pessoas ao ensinar a Bíblia.

8. Seja breve.

Ninguém jamais reclamou de uma palestra curta. Se você tem uma palestra de 50 minutos para fazer, prepare um conteúdo de 40 a 35 minutos. Diga menos, mas diga de forma mais impactante.

Isso é algo contra o qual tenho dificuldade. Sempre que tenho muito conteúdo, me dá muito estresse, pois tento observar o relógio e descobrir o que vou cortar enquanto estou falando. Ter menos planejamento para cobrir também ajuda a abrir oportunidades para quando o Espírito o levar a fazer algo não planejado. Algumas das declarações mais impactantes que Deus usou em meu ministério são algo que Deus me deu para dizer espontaneamente naquele momento. Não tenha medo de deixar o Espírito guiá-lo e se arriscar.

9. Continue trabalhando nisso.

Se você for um novo Pregador, sempre envie seu manuscrito a um mentor com uma semana de antecedência a partir do momento em que fará sua palestra. Isso, sem falta, tornará sua mensagem melhor. Após a palestra, peça feedback no mesmo dia, se possível. Sempre haverá algo em que você pode melhorar. Quanto mais experiência você adquire e quanto mais treinamento você recebe, melhor você se tornará com o tempo.

10. Continue crescendo como líder.

Se você ficar seco espiritualmente, não terá consistentemente o “pão fresco” para dar às pessoas que está liderando. Você quer se tornar um especialista em qualquer tópico sobre o qual está falando. Você vai querer gastar muito tempo estudando e meditando nas Escrituras relevantes, lendo vários livros e comentários e reunindo muito conteúdo para qualquer tópico que estiver abordando.

Ouvir as mensagens de outras pessoas sobre a mesma passagem ou tópico também pode ser muito útil. Você deve ter um acúmulo de grandes quantidades de conteúdo potencial para sua mensagem. Se você vai gastar 20 horas preparando uma mensagem, 10 dessas horas devem ser gastas em pesquisa. Alguém uma vez disse disse: “Se não está em você, não pode sair de você”.