Gostaria de encorajar nossos irmãos e irmãs a se envolverem nas células e ver o crescimento espiritual em sua igreja à medida que mais e mais pessoas se envolvem nos espaços de transformação da célula ?
As pessoas hoje geralmente estão extremamente ocupadas, inclusive eu. Temos inúmeras coisas acontecendo no trabalho, em casa, pandemia e até na igreja. No ano passado foi definitivamente uma gangorra para as igrejas e líderes de igrejas. Quando a pandemia se tornou realidade em março de 2020, as igrejas em todo o país tiveram que tomar a difícil decisão de interromper as reuniões pessoais por um período de tempo. Isso inclui as células e pequenos grupos.
Com tantas demandas em nossas vidas, medos e o tempo limitado disponível para satisfazer todas elas, muitos desanimaram de participar de uma célula.
Talvez a sua igreja se encontre assim, desanimados para participar de uma célula, ninguém mais quer assumir uma célula e até você já desistiu de motivar a sua igreja e líderes a trabalhar em uma célula.
Nesse artigo quero te mostrar algumas razões para você motivar a sua igreja a participar de uma célula e incentivar as pessoas a participarem.
Devemos ser intencionais na forma como lideramos nossas congregações, a fim de formar uma cultura de envolvimento das células. Mas porque devemos incentivar as pessoas a participarem de uma célula (pequeno grupo)? aqui vai alguns motivos:
- Pessoas que estão em células servem com mais frequência usando seus dons espirituais.
- Pessoas que estão em células são mais generosas financeiramente.
- Pessoas que estão em células compartilham mais sua fé.
- Pessoas em células são mais relacionais.
- Pessoas em células oram mais.
Células são essenciais para nosso crescimento como discípulos de Cristo. Aqui estão algumas maneiras de incentivar as pessoas a participarem.
Primeiro, ensine biblicamente
É verdade que não há nenhum versículo na Bíblia que diga: “Farás com que a tua igreja tenha células”. Mas, cada igreja na Bíblia era o que consideraríamos um pequeno grupo. Não havia edifícios; eram funcionalmente igrejas domésticas. A coisa mais próxima da expressão da igreja no Novo Testamento hoje são nossas células.
Às vezes, as pessoas olham para a Bíblia e dizem: “Devíamos fazer igrejas caseiras”. Sou a favor de igrejas caseiras, mas a maioria das pessoas não fará isso. Normalmente, é muito mais provável que as pessoas se juntem em uma célula do que mudem para um modelo totalmente novo de igreja.
Além disso, há uma série de comandos no Novo Testamento que não podem ser cumpridos em um ambiente de grupo grande. Por exemplo, um comando é carregar os fardos uns dos outros. Um grande grupo não é propício para isso. Como vocês podem suportar os fardos uns dos outros quando há 200 pessoas sentadas, todas voltadas para a frente? Como você faz isso?
Vocês carregam os fardos uns dos outros passando de sentar em fileiras para sentar em círculos.
Ensine o valor da célula. Envolva a estrutura de liderança em sua igreja para enfatizar a importância da célula. Diga coisas como: “Os presbíteros desta igreja, e desta igreja como um todo, acreditam que a melhor maneira e a maneira que Deus nos levou a seguir os mandamentos das Escrituras é fazê-lo em células”. É uma linguagem forte e provavelmente chamará a atenção da sua Igreja.
Em segundo lugar, promova-o incessantemente
As pessoas precisam ouvir sobre células o tempo todo. Quanto mais você puder promovê-lo, maior será a probabilidade de eles entenderem a importância das células. Eu tentaria mencionar as células de alguma forma ou estilo em todos os cultos. Uma discussão contínua e incessante de células é fundamental.
Reconheça que as pessoas são atraídas de maneiras diferentes, portanto, use uma variedade de métodos. Use o púlpito, use os testemunhos, use os ensinos bíblicos, use até um slogan. Mostre um testemunho em vídeo de alguém em sua igreja que foi impactado na célula. Adote um novo slogan, como Estamos entrando em uma comunidade mais profunda.
Se você está promovendo as suas células incessantemente de várias maneiras, pelo menos ninguém perderá as células porque nunca ouviu falar delas.
Terceiro, lidere as pessoas com organização
Precisamos levar as pessoas a células organizacionalmente. Você provavelmente tem algum tipo de medida em sua igreja – alguma forma para entrar em contato com os membros e visitantes. Se você não tiver , aqui no portal Goye tem várias dicas.
Uma dica para você usar. Se você estiver em uma igreja pequena, ligue para as pessoas que não estão, converse com elas sobre por que você acha que as células são tão importantes e incentive-as a se envolverem. Se você está em uma igreja maior, livre-se da responsabilidade; dê a cada líder de célula uma lista de pessoas para ligar e, em seguida, verifique novamente com eles.
As pessoas tendem a fazer o que você inspeciona, não o que você espera. Ao chamar as pessoas, você começa a construir um processo intencional por meio do qual está alcançando aqueles que estão fora do seu ministério das células.
Por meio do ensino bíblico, da promoção incessante e de uma liderança organizada, podemos encorajar nossos irmãos e irmãs a se envolverem com as células. Em última análise, acho que isso nos ajudará a ver o crescimento espiritual em nossas igrejas à medida que mais e mais de nossos fiéis se envolvem nos espaços de transformação das células.