Blog

Agenda Ministerial – Amiga ou Inimiga em nossas vidas?

“O primeiro passo na direção de uma melhor utilização de seu tempo, não é fazer uma nova agenda, mas analisar a antiga”.
Peter Druker

Você vai compreender que o Servir ao Senhor em uma grande obra consistente e vai muito além de se tornar um Tirano a Serviço de Deus, e que o Prazer do Senhor está tanto na sua vida Pessoal quanto na Vida Ministerial com uma agenda ministerial. 

Infelizmente, há pastores que não equacionam a própria vida e, assim, por uma questão de lógica, não conseguem mesmo identificar as prioridades de Deus. 

Outros chegam a identificá-las, mas não as valorizam e nem as praticam. 

A crise da tirania do urgente ataca o lar do pastor e seu relacionamento com sua esposa e seus filhos. Creio que com raras exceções, as esposas de pastor são as pessoas mais sacrificadas da igreja, e seus filhos, os mais incompreendidos.

Necessitamos desesperadamente entender e vivenciar as prioridades de Deus para nossa vida. A incoerência interna desestabiliza e provoca danos espirituais e emocionais para toda família. 

Neste Estudo você vai aprender

  • 4 Causas de uma Confusão Ministerial e Familiar;
    • Sociedade Imediatista e Compulsiva;
    • Tempo de Trabalho fora de Casa;
    • Uma Mídia Exploratória;
    • O nosso Ego;

Experimente uma Metanoia Romanos 12:2

Um sinal de grande espiritualidade em nossa Cultura Cristã é o número excessivo de compromissos que aceitamos,  Férias Vencidas, 15 Horas de Trabalho diário. 

Assumir novas responsabilidades nos leva a um outro nível de rotina contudo, os prejuízos que isso causa são imensuráveis principalmente familiar desequilibrando o clima familiar, gera uma constante sensação de desassossego e insatisfação. 

Não há tempo para aprofundar os relacionamentos. A comunicação se faz em uma esfera superficial e impessoal.

Quando nascemos não temos consciência de tempo, mas na escola aprendemos em relação às estações do ano, ganhando assim consciência temporal, entretanto não aprendemos a controlar nossa agenda na escola, nem na educação familiar.

O pior é que conforme os anos passam mais consciência de tempo ganhamos, achamos que o tempo está passando cada vez mais rápido. 

Aprendemos e inserimos a crença de que temos que entregar todo o nosso tempo para Deus, colocamos a disposição do ministério, mas esquecemos que a nossa família também é o ministério que o Senhor nos preparou.

Depois dessa descrição, apesar de parecer incoerente, gostaria de dizer que ainda existe esperança.

 É possível alterar a qualidade da vida familiar do pastor. É possível conseguir um relacionamento de qualidade com o seu cônjuge, mesmo que já tenha acontecido um distanciamento emocional. Você ainda pode desenvolver uma amizade verdadeira com seu filho adolescente. No entanto, como tudo há um preço a ser pago. É preciso disposição para modificar o apressado estilo de vida em que vivemos. 

É necessário haver uma reavaliação de nossas agendas, bem como alguns cortes para encaixar, em nossa programação, a própria família. 

A ascensão pastoral, com todas as suas implicações, deve ser considerada à luz de nossas prioridades como marido e pai.

PESSOAS ANTES DAS COISAS

Em 2 Coríntios 8.5, Paulo Diz…E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também. 

Antes de darem a oferta, eles se dedicaram ao Senhor, Existe uma tendência do ser humano de presentear coisas bens materiais ao invés de se doar primeiro, hoje é comum você dar um tablet para uma criança do que brincar com ela.

O LAR ANTES DA IGREJA

Esse Assunto é um pouco polêmicos para algumas pessoas, especialmente para o homem ou a mulher que deseja se realizar profissionalmente e/ou ministerialmente, que anseia ver sua igreja crescer. 

Há algo de errado nesse objetivo?

No objetivo não. 

Infelizmente, o sucesso tem sido medido sempre por quantidade, e não por qualidade. Mas a Palavra de Deus nos assegura, em 1 Timóteo 3.4-5 e em Tito 1.6, que a ascensão não pode ser considerada sucesso quando o preço pago é um lar em frangalhos. 

Muitas pessoas se casam por conta da função, pastores e líderes com ministério, a Fim de atingir seus alvos chegam a se esquecer de suas famílias e acabam cometendo o que costumo chamar, para mal-estar de alguns, um tipo de adultério.

CÔNJUGE ANTES DOS FILHOS

Gênesis 2.24 diz: “Por isso deixa o homem pai e mãe, se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”, o que mostra que o elo principal em uma família não é entre pais e filhos, mas sim, entre marido e mulher.

Os filhos aprendem a amar de acordo com o relacionamento que seus pais tem um pelo outro isso gera a segurança que eles necessitam ter na infância. Esse é um dos motivos pelo qual um divórcio abala tanto a segurança dos filhos, causando-lhes tanto sofrimento emocional. 

A maior herança que um pai pode legar, é amar a mãe de seu filho, e a principal herança de uma mãe à sua filha é respeitar ao seu pai.

FILHOS ANTES DOS AMIGOS

Pai, talvez seja necessário que você abra mão de seu compromisso de sábado à tarde com os amigos, da reunião ministerial tão importante, ou da visita que você considera inadiável; e vá assistir ao jogo de futebol de seu filho ou fazer compras com sua filha. Tal atitude, sem sombra de dúvida, mostrará a eles o quanto você os considera importantes.

CÔNJUGE ANTES DE SI MESMO

Essa é realmente a essência do ponto de vista bíblico no que diz respeito ao casamento. O amor ágape é outro-centralizado  e não autocentralizado. Mesmo no tocante à relação sexual, Paulo diz, em 1 Coríntios 7.3-5, que não há lugar para egoísmo nesse tão importante, sublime e íntimo relacionamento. Em nossa sociedade voltada para o humanismo e para o egocentrismo, os casais cristãos precisam se conscientizar de que o amor ágape é o único que pode fazer um casamento realmente ser bem-sucedido.

ESPÍRITO ANTES DA MATÉRIA

 

18 – Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.

Muitos de nós, pastores, estamos completamente envolvidos pelo interminável trabalho ministerial e esquecemos de cuidar carinhosamente “das coisas que se não vêem”

Mesmo sinceros e bem-intencionados somos impelidos pelos clamores do que há por fazer e confundimos o material com aquilo que é essencialmente espiritual. As coisas eternas são invisíveis. A alma, o galardão celestial, a fé, a esperança e o amor não podem ser vistos, mas são os mais importantes elementos do tempo e da eternidade.

Mesmo à frente de um rebanho, como pastores de uma igreja, podemos estar com uma mentalidade terrena. É preciso cuidado e atenção em relação a isso.

Se continuarmos a nos submeter à tirania do urgente, abraçando um estilo de vida cada dia mais intenso, devemos enquanto é tempo:

  • Parar e avaliar: será que tenho colocado pratos demais para girar em varas? 
  • Pedir a Deus que nos mostre Suas prioridades para nossa vida, e procurar enxergá-las.
  • Nos dispormos a mudanças drásticas.

4 Causas de uma Confusão Ministerial e Familiar

Sociedade Imediatista e Compulsiva

Eu costumo dizer que vivemos em uma Sociedade Fast Food, estamos acostumados com a praticidade e a velocidade de conseguimos o que queremos em curto espaço de tempos.

O exemplo mais claro disso é o estouro de vendas e crescimento do Mac Donald’s em menos de 7 décadas mudou toda a visão de uma sociedade entregando o menos de 60 segundos um desejo de uma comida deliciosa.

O Problema não está no Mac Donald’s e sim no fato de que o tempo que Deus determinou para nós, não utilizamos em prol do cumprimento das prioridades que ele estabeleceu para nossa vida. Somos levados a gastar muito de nosso tempo em outras atividades egoístas e descomprometidas.

Tempo de Trabalho fora de Casa

O pastor, marido e pai e a esposa e mãe (que, por várias circunstâncias, cada vez mais trabalha fora, muitas vezes para completar o salário de seu esposo)

Um problema muito comum é a pessoa ser pressionada a produzir sempre mais e a permanecer várias horas longe de casa. 

O maior prejudicado não são os pais que trabalham fora e sim as crianças que crescem com a ausência dos pais na infância.

Após um dia exaustivo de trânsito terrível nos grandes centros, os pais retornam a casa tão cansados e desmotivados que não têm o menor ânimo para desenvolver um relacionamento significativo, criativo e descontraído com seus filhos.

Uma Mídia Exploratória

Não apenas a rotina agitada rouba os relacionamentos a mídia é um grande aliado nessa complicação, onde o pouco tempo que resta para descanso e se relacionar dentro de casa  em programas, novelas e noticiários.

As novelas roubam a identidade e valores de uma família com base na palavra de Deus, transformando a ideia de um divórcio algo comum como se fosse trocar de roupas.

Os filmes enlatados, por sua vez, comunicam que a vida consiste em riqueza, fama, beleza e inconformismo.

A divulgação constante de propaganda consumista cria um clima de insatisfação. O desejo obsessivo de adquirir cada vez o que não necessitamos é transmitido e reforçado. Isso, sem mencionar que, muitas vezes, acabamos comprando sem ter a condição financeira apropriada.

O nosso Ego na Agenda Ministerial

Um dos fatores que infelizmente não conseguimos tirar da nossa vida e sim apenas avaliar é o nosso Ego, este sentimento cada vez mais está faminto por viver mais intensamente por conquistar mais os ideais e objetivos o EU Gritando dentro de cada um.

A Solução para todos esses fatores Problemas que apresentei acima está totalmente ligado a viver intensamente uma vida valorizando as Pessoas antes das coisas materiais, Valorizando e dando prioridade na família antes de tudo, Honrando o seu cônjuge e avaliando sempre a sua vida espiritual entendo a importância de se organizar a agenda do Pastor.

Espero que realmente esse texto fale com você que é pastor ou almeja a vida ministerial, que tenha penetrado em seu coração, que o Senhor Jesus tenha trago um novo entendimento de como organizar o seu tempo da melhor forma, equilibrando todos os pilares da sua vida, comente aqui embaixo o que Jesus falou no seu coração compartilhe conosco a sua experiência de leitura.