Muitas vezes os pastores no início do seu ministério em células, sofrem muito com esse problema, com o treinamento para líderes de célula. É um grande desafio para todo líder de ministério trazer essa visão, acender esse mesmo fogo que arde dentro dele pelas vidas, para as outras pessoas.
Sabemos que toda obra do Senhor não depende de nós ou de estudos humanos para assim gerar frutos, pois todo resultado vem do Espírito Santo de Deus através da nossa vida, quanto mais estamos abertos para receber a glória dele nesta terra, quanto mais almejamos os resultados, mais o Senhor confia as vidas em nossas mãos.
Saiba que a partir dessa leitura, se de fato você compreender a essência desse ensinamento e abrir o coração, o seu ministério nunca mais será o mesmo, nós da Equipe GOYE cremos nesta verdade para com a sua vida.
Um líder que Retrocede
Um líder de célula ou de ministério que confia às suas convicções em estudos e técnicas naturais de convencimento, nunca prospera pelo simples fato dele crer em estudos humanos e não crer na dependência do Senhor.
Todo líder que confia em estrutura, visão, modelo de evangelismo, técnicas mentais, toda as pessoa que acredita nessas técnicas tira o alicerce de todo ministério que é Cristo Jesus. Toda vez que Cristo sai do centro do ministério a pessoa começa a depender do seu esforço próprio, e toda vez que dependemos do nosso esforço nós carregamos o nosso fardo e vai chegar o tempo que não vamos mais aguentar este fardo e perecemos.
Aprenda a Depender do Senhor
Muitas pessoas confundem os termos em Dependência de Deus e Tomar posse da benção, muitas pessoas esperam as benção cair do Céu e não se posiciona para tomar posse dela.
Depender do Senhor não é esperar o milagre cair do Céu mas é crer que você já foi abençoado “Efésios 1: 3-4″ e se posicionar para tomar posse da sua vitória.
Depender do Senhor é você compreender que não é você que faz, que não é você que tem poder para transformar algo ou mudar uma situação mas é o Senhor que tem todo poder de transformação, você é este canal de manifestação de poder e glória nesta terra.
Quando você compreende esta visão, essa verdade, e começa a depender do Senhor para todas as coisas no fundamento correto a sua vida é transformada.
O principal desafio hoje é transmitir essa verdade para as outras pessoas, mas calma fica por ai que hoje você vai aprender através deste artigo a criar o seu treinamento para líderes de célula.
- As 4 Fases da Célula;
- Tempo Certo para Aplicar o Treinamento Para Líderes de Célula;
- Os 3 Pilares de uma Célula;
- Como eu posso Aplicar um Treinamento para Líderes de Célula;
- O que é necessário ensinar no seu treinamento para líderes de célula;
As 4 Fases da Célula
Um dos fundamentos principais que você precisa trazer clareza na mente para assim realizar o seu treinamento para líderes de célula é a respeito das 4 Fases da Célula, todos os nossos ensinamentos têm como base o mover de Deus em torno dessas 4 fases.
Para você que ainda não conhece as 4 fases, comunhão, edificação, evangelismo e multiplicação recomendo fortemente que comece com esta base para o desenvolvimento do seu treinamento para líderes de célula, clique no link abaixo e entenda mais o que seria as 4 fases da célula, como organizar cada ciclo e colocar em prática.
Tempo Certo para Aplicar o Treinamento Para Líderes de Célula
Parece que não mas tudo tem um propósito, agora que você já entendeu melhor o que seriam as 4 Fases da Célula podemos ir adiante.
O momento mais propício para você começar a desenvolver o desejo de um líder é na fase de Edificação que vem logo após a fase de comunhão, quando já estabelecemos um vínculo de amizade com o liderado vem o momento de aperfeiçoamento dele no Reino de Deus.
Não adianta você chegar em uma pessoa que não tem uma intimidade formada e começar a falar de liderança, fazendo isso você corre um sério risco de 90% de chances de receber uma resposta negativa por parte da pessoa.
É muito mais fácil você tratar na vida de uma pessoa que você já tem um vinculo, do que em uma pessoa que você nunca viu antes, por isso existem as 4 fases da célula na qual precisa ser seguido todas corretamente, onde na fase de Edificação é o momento mais propício para o treinamento desta pessoa para avançar para a próxima fase que é o Evangelismo.
Resumindo, as 4 fases da célula são como uma escala de aperfeiçoamento do sacerdote onde:
- Comunhão: Conhecer, gerar amizade e intimidade;
- Edificação: Treinamento, cobrança e amor pelas vidas;
- Evangelismo: Busca de vidas, resgate no mundo e envio desse líder a saquear o inferno;
- Multiplicação: Resultado de todo esse aperfeiçoamento, onde já ganhou um novo anfitrião e vai estabelecer o Reino em uma nova Célula.
Através desta projeção acima você consegue compreender a importância que cada fase tem, e que uma precisa da outra para que saia com excelência? Pois bem, então vamos avançar no nosso treinamento de líderes de célula.
Você sabia que uma célula tem uma estrutura fundamental para que ela fique firme e prevalecente?
Os 3 Pilares de uma Célula
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Efésios 4:11-16
É com essa base que uma célula é estabelecida onde cada pessoa ali presente tem uma função para que todo esse corpo funcione da maneira que o Senhor estabeleceu.
A estrutura de uma célula, para funcionar da maneira correta ela precisa ter no mínimo 3 pessoas envolventes que seriam:
- Líder;
- Anjo da Guarda;
- Anfitrião.
– Mas espera ai Cícero, o Líder em treinamento não entra nessa somatória?
– Inicialmente não.
O trabalho inicial de um líder em treinamento é auxiliar a vida do Anjo da guarda e andar lado a lado com o líder de célula, pois no momento da multiplicação ele será o sucessor da célula antiga.
Para início de uma célula o primordial são essas pessoas: Líder, Anjo da guarda e anfitrião.
Líder de Célula
Muitas pessoas criam pensamentos meio equivocados a respeito da vida do líder de célula, elas pensam que ele precisa fazer tudo na célula e levar todas as responsabilidades nas costas. Mas, esse tipo de pensamento é muito equivocado.
A função primordial de um líder é gerenciar a equipe que foi estabelecida por Deus para ajudar nas tarefas da célula, ele é um intermediador entre a pessoa e a função que ela vai exercer, onde ele vai entender as necessidades de uma célula e vai supri-las determinando tarefas a serem executadas.
O líder tem uma autoridade na célula, porém essa autoridade não é imposta por ele, onde ele fala e os outros escutam, a verdadeira autoridade surge pelo suprir da necessidade do seu rebanho.
Como que Jesus foi reconhecido como filho de Deus nesta Terra? Suprindo o seu povo, manifestando milagres, curando, alimentando, libertando, ressuscitando mortos, etc…
A todo momento Jesus não veio para ser suprido, mas ele veio para suprir, para servir a multidão, a mesma coisa se dá por conta do líder de célula, ele é levantado para suprir a necessidade das suas ovelhas, trazendo clareza sobre a palavra de Deus, cuidando das vidas depositando-se ao máximo para que eles vivam em paz e harmonia com o espírito de Deus.
Anjo do Guarda
A função do anjo da guarda está totalmente relacionada a consolidação dos membros na igreja.
O anjo da guarda tem algumas tarefas que são essenciais para poder exercer com excelência o seu papel. E pra isso é necessário treiná-lo.
- Quer saber quais são os 10 ensinamento de um anjo da guarda no processo de consolidação na igreja? Clique aqui e descubra agora mesmo
Vamos conferir alguns deles para que você entenda o que deve ensinar aos seus anjos da guarda:
- Orar e jejuar pelos novos convertidos;
- Ter um devocional diário:
- Ler e meditar na palavra de Deus diariamente;
- Manter contato com o novo convertido, se possível diariamente;
- Ter passado pelo encontro com Deus, retiro ou evento de mesmo caráter;
- Conhecer na prática o que vai ensinar;
- Ser batizado nas águas e no Espírito Santo;
- Ser transparente;
- Ter um coração ensinável;
- Ser um dizimista fiel;
- Estar matriculado e participando dos cursos da igreja.
O anjo da guarda é responsável por inserir, conectar e apresentar o novo convertido ao corpo da igreja, esse processo é chamado de consolidação. E isso precisa ser ensinado, ele precisa passar por um treinamento, porque somente desta maneira estará apto a desenvolver com excelência da palavra o chamado de Deus.
Todas essas 3 funções da estrutura de uma célula estamos falando lá no nosso artigo da fase de Edificação, clique no link abaixo e saiba mais sobre essas 3 funções:
http://www.goye.com.br/3-funcoes-para-a-fase-de-edificacao/
Certo agora vamos para a última função que tem um papel fundamental na vida de uma célula, que é o anfitrião.
Anfitrião
Tenha em mente que uma célula ela precisa ser posicionada em um lugar fixo, ou seja, em uma casa. Existem líderes que não tem essa prática de estabelecer uma célula em um lugar fixo, e por conta disso sofre diversos problemas na célula, tais como:
- Falta de equipamento para o louvor;
- Falta de clareza de como receber os visitantes, não tem uma pessoa treinada posicionada para isso;
- Fica tudo para encima da hora, por conta da logística de distância;
- Os visitantes se perdem, não encontram o local, por não estar habituado a um local fixo.
O líder enfrenta diversos tipos de problemas pelo simples fato de não estabelecer um local fixo para a célula, e esse problema pode ser resolvido quando você ensina ele no seu treinamento de líderes de célula.
Para que seja estabelecido uma célula precisa de uma pessoa para tomar conta desse lugar, para organizar o espaço antes da reunião da célula, para limpar o ambiente, interceder, declarar vida e o manifestar do Senhor na célula e muito mais, e o nome da pessoa que exerce essa função é… Anfitrião.
Uma das coisas que o anfitrião precisa ter é hospitalidade, geralmente quando escutamos essa palavra associamos ela a receber parentes distantes na sua casa ou amigos que moram em outra cidade, não é mesmo? Porém a palavra hospitalidade não está apenas associada a pessoas que já temos vínculo, ou seja, amigos e parentes. Muito pelo contrário, no contexto de um Cristão a hospitalidade tem que se encaixar para todas as pessoas da célula e visitantes, no ministério celular a hospitalidade começa na célula. Assim, os anfitriões não devem considerar o seu trabalho secundário ou menos importante que o do líder, por exemplo.
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Efésios 4:16
O anfitrião precisa entender que o papel dele é fundamental para o crescimento e rompimento da Célula, muitos anfitriões não tem clareza dessa visão que ele é a peça chave para tornar a igreja mais amorosa e que seja um local familiar onde há crescimento pessoal e espiritual.
Você quer saber mais como deve ser a vida de um anfitrião e quais os pontos que você precisa treiná-lo? Nós temos um treinamento exclusivo no nosso portal de membros Vip, se você ainda não faz parte dessa comunidade de líderes e pastores, clique aqui e saiba como adquirir o seu acesso agora mesmo.
QUERO SABER MAIS SOBRE O PORTAL VIP
Como eu posso Aplicar um Treinamento para Líderes de Célula
Existem 2 maneiras para ensinar qualquer tipo de coisa, eu chamo essas maneiras de tipos de abordagem que são elas, diretamente e gerando a natureza, ambas têm a mesma finalidade que é ensinar sobre algo, porém de maneiras distintas, vamos entender melhor?
Diretamente: É a forma que você como instrutor vai deixar bem claro desde o início do ensinamento qual é a finalidade e objetivo que você quer chegar no final da processo, ou seja, desde o início você vai falar…
- Fulano o intuito da nossa reunião aqui é para te ensinar a como seu um líder de célula.
Ou
- Fulano, estamos aqui reunidos para aprender a como ser um líder de célula, atualmente você é meu líder em treinamento porém eu quero te ensinar algo, então encare isso como um curso onde tem um objetivo final.
Desde o início a pessoa que vai aprender ela já sabe qual é a finalidade, essa é a forma de abordagem Direta.
Gerando a natureza: é a forma que você vai ensinando a pessoa, sem nem ao menos ela perceber, ou seja, através das suas condutas você vai gerando a natureza de um discípulo, por exemplo.
Digamos que o seu líder em treinamento está com algum problema emocional na casa dele e ele está demonstrando para as outras pessoas que está triste e está afetando a célula, você como líder dele vai ensinar através de exemplos colocando-se no lugar dele, dizendo.
- Quando eu estou abalado eu sempre levo os problemas para a minha liderança e apresento para o Senhor em oração, eu nem demonstro isso para as outras pessoas, para que as pessoas não fiquem escandalizadas com a minha realidade, pois eu sou um referencial de Cristo para elas.
Um outro exemplo:
Através das suas atitudes: Sendo gentil, depositando todas a sua disposição para as vidas da sua célula e você convidar o seu líder em treinamento para passar pelas mesmas situações juntos, assim gradativamente você vai estar treinando ele sem nem ele perceber, digamos que você visite 4 membros da célula por semana nas casas, convide o seu líder em treinamento para participar junto com você nessas visitas.
Resumindo o tipo de abordagem Gerando a natureza, você vai treinar de forma distinta através das suas atitudes, você vai ensinar todas as práticas de um líder, orando, jejuando, declarando palavras proféticas, visitando etc…
Você vai gerar essa natureza nele apenas ele te acompanhando em todas as atividades.
Certo, até agora você já aprendeu;
- 4 Fases da célula;
- O tempo certo para aplicar o seu treinamento para líderes de célula;
- Os 3 pilares de uma célula;
- Como aplicar um treinamento para líderes de Célula;
Agora você vai aprender o que você deve ser ensinado para o seu líder em treinamento, vamos lá?
O que é necessário ensinar no seu treinamento para líderes de célula
Além da palavra de Deus e dos fundamentos bíblicos que o seu líder em treinamento deve ter, ele precisa saber de algumas práticas que envolvem tanto o lado espiritual dele quanto o lado estrutural e práticas do ministério, esses requisitos são:
- Devocional;
- Oração pelos membros;
- Estrutura de uma célula;
- Evento de comunhão;
- Evangelismo.
Vamos entender melhor cada um agora? Então vamos lá…
Devocional: Esta prática está ligada a um relacionamento dele com o Senhor todos os dias, um devocional é uma intimidade, uma oração que ele pratica todos os dias.
Oração pelos membros: O nome já diz tudo né? Uma boa prática para ele exercer esse hábito é através do devocional que você leu anteriormente.
Estrutura de uma célula: No seu treinamento de líderes de célula é crucial que ele entenda qual é o fundamento de uma célula, da onde surgiu, qual é o seu conceito histórico. Caso você não tenha uma base para apresentar para o seu líder ou você não tenha clareza, eu te recomendo ler este artigo aqui:
E caso você queira entrar mais a fundo em toda a estrutura de um Ministério em células após a leitura acima leia:
Evento de Comunhão: Este evento varia muito de ministério para ministério, nós da equipe GOYE chamamos de Evento Ponte, esse evento tem como objetivo o evangelismo e alcance de novas pessoas para a célula, caso você não entenda o que seria esses tipos de eventos evangelísticos clique no link abaixo e descubra mais:
Evangelismo: Muitas pessoas pensam que a prática de evangelismo é apenas entregar panfletinhos nas ruas com uma mensagem de Cristo e um carimbo com o endereço do prédio local, no seu treinamento para líderes de célula esse fator é fundamental que o seu líder saiba que o que é de fato um evangelismo, caso você tenha alguma dúvida a respeito desse assunto eu tenho um material também para a sua edificação, fique em paz “haha”….
Te recomendo fortemente a ler o conteúdo:
Eu espero profundamente que você tenha aprendido com esses fundamentos a como elaborar o seu treinamento para líderes de célula, caso você não tenha um conteúdo para ministrar ou ensinar na vida de seu líder, eu recomendo a adquirir o nosso curso de capacitação de líderes que conta com mais de 23 aulas didáticas com materiais de apoio já inclusos para estudo e aplicação na prática, clique no link abaixo e entenda mais sobre o que esse curso.
Quero saber mais sobre o CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES GOYE