Falamos anteriormente a respeito de um problema que a maioria dos líderes enfrentam em sua liderança que é a Desistência dos membros da Célula, e uma das principais causas desse problema é causado por uma má consolidação na igreja, você sabia? E hoje iremos falar sobre esse assunto Consolidação na Igreja.
Provavelmente você já ouviu alguém falar isso:
- Ele estava tão firme na igreja, e agora desistiu de tudo.
Esse tipo de problema não afeta apenas na vida de um novo convertido, até mesmo muitos líderes de célula desistem de viver o sobrenatural de Deus pelo simples fato de não terem sido acompanhados corretamente ao decorrer da sua vida.
Os Frutos irão prevalecer e Multiplicar em Graça e Glória
A leitura que você está prestes a fazer, irá te trazer clareza sobre pontos essenciais na sua liderança que você precisa saber no processo de consolidação na igreja, prepare-se pois as providências do Senhor estará sobre o seu ministério de hoje em diante gerando frutos maduros e consistente.
Um Ministério não avança sem Consolidação
Muitos líderes sabem que o nosso propósito como igreja do Senhor é alcançar o máximo de pessoas para Cristo Jesus, esse tipo de pensamento não está errado porém, está incompleto pois o nosso propósito vai muito mais além de alcançar vidas, o nosso propósito é o Ide e Fazer Discípulos.
Um discípulo é aquela pessoa que segue o seu mestre em tudo, onde reconhece ele como autoridade sobre a sua vida, hoje nós como Embaixadores de Cristo nesta terra temos Cristo como centro da nossa vida, onde a nossa missão é multiplicar gerando essa essência nas outras pessoas, e para que isso aconteça precisa ser feito um trabalho de Consolidação na Igreja.
O que é uma Consolidação na Igreja?
Consolidação na igreja está totalmente ligado no sentido de acompanhar, cuidar, ensinar e amar.
Quando você ganha uma vida para Cristo, a vida dessa pessoa precisa passar por um processo que chamamos de Quebrantamento da Alma, damos esse nome para o processo de libertação na vida, caso você não conheça sobre esse assunto eu te recomendo fortemente que você leia o Livro: Watchman Nee – A Liberação do Espírito, estamos disponibilizando aqui para você o link para download do livro em PDF.
Clique aqui para fazer download
A consolidação na Igreja é fundamental, todos precisam ser acompanhados de perto, por isso que um dos princípios do Reino de Deus é a comunhão com o nosso irmão.
Você precisa ter clareza em seu coração a respeito de consolidação na igreja, pois ele é um dos fundamentos necessários para que o ministério multiplique e dê frutos maduros e consistentes.
Na palavra de Deus diz lá em 2 Pedro 1:10
“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão”
Voltando agora para a nossa linha de raciocínio vamos falar na prática como fazer esse processo de Consolidação na Célula.
Neste artigo você vai aprender sobre:
O Anjo da Guarda
Hoje uma célula ela é constituída com base em algumas funções que são distribuídas de acordo como Deus estabeleceu no coração do Líder de célula.
As Células são constituídas da seguinte forma:
- Líder;
- Líder em Treinamento ou Co-Lider;
- Anjo da Guarda;
- Anfitrião.
Hoje vamos falar exatamente na vida do Anjo da guarda, sobre a importância dessa função na consolidação na igreja.
O Co-Líder da célula anda lado a lado acompanhando a vida do anjo da guarda, o anjo da guarda tem como principal objetivo acompanhar a vida do membro da célula ou do novo convertido, amando, visitando, suprindo qualquer tipo de necessidade onde pode ser emocional, espiritual ou material.
O Resultado do Erro
Um ministério que não trabalha forte nessa vertente de consolidação na igreja, tanto o líder corre o risco de não conquistar a vida da pessoa gerando assim a desistência da pessoa no ministério.
O ministério gerar frutos nada maduro, sem encargo pela obra, sem revelação de quem é mediante a palavra de Deus, corre o risco de gerar um princípio até mesmo de rebeldia indo contra a sua liderança, não tendo um coração ensinável, difamando a vida do próximo, uma pessoa que não tem uma aliança com seu líder e assim por diante.
Processo de Consolidação na Igreja
Muitas pessoas podem olhar para este título acima e se assustar um pouquinho quando falamos “Processo”.
Porém você vai entender que consolidação na igreja não é complicado ou difícil, eu confesso para você que é algo que vai exigir muito da vida do Anjo da Guarda pois a principal função dele em poucos palavra é “Se tornar o melhor amigo de uma pessoa”, eu costumo dizer que o anjo da guarda é como o “Grilo falante do Pinóquio” na vida de uma pessoa que está em fase de consolidação na igreja.
Brincadeiras a parte vamos para a parte mais atrativa dessa leitura que é:
10 Ensinamentos de um Anjo da Guarda
O processo de consolidação na igreja precisa ter uma linha para ser seguida em relação a vida da pessoa que está sendo acompanhada. Esses 10 ensinamentos é fundamental que seja seguido, não exatamente em ordem mas a grande maioria dos problemas que enfrentamos na liderança se vem por conta de uma má consolidação na igreja onde ela não tem clareza de qual é a sua identidade em Cristo Jesus.
O Primeiro ensinamento é: Você nasceu de novo
Já ouvi diversas vezes as pessoas falando para mim coisas do tipo:
- Eu preciso alinhar algumas coisas ainda na minha vida, para depois se achegar a igreja.
ou
- Eu peco todos os dias, eu não mereço essa vida, não posso continuar indo a igreja.
Olha só o que diz lá em 2 Coríntios 5:17-21
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Vimos primeiramente lá no verso 17 onde o Apóstolo Paulo Diz que todos aqueles que estão em Cristo Jesus nova criatura é, no processo de consolidação na igreja o anjo da guarda precisa trazer clareza desta verdade onde hoje a pessoa não é uma cópia dela 2.0 melhorada NÃO o velho homem morreu, o que habita dentro dessa pessoa agora é uma nova natureza divina onde não tem mais prazer no pecado.
O Segundo Ensinamento é: Sua natureza foi mudada abandone as práticas do Pecado
Quando eu falo que a pessoa não tem mais prazer no pecado é diferente de parar de praticar o pecado não se confunda.
A pessoa ela não vai parar de uma hora para outra de pecar, não é isso, mas ela não vai ter mais prazer nas práticas passadas.
- Tá Cícero mas você está falando no caso uma pessoa que aceitou a Cristo Jesus e se Batizou certo? E para uma pessoa que ainda não se batizou, o que eu faço?
Neste tipo de situação você vai apresentar para a vida da pessoa, quem é Cristo Jesus e o que ele fez por ela, morreu em uma Cruz para justificar do seu pecado, e se ela aceita essa verdade, onde ele pagou sobre todos os pecados dela para que hoje ela viva.
A pessoa aceitando essa verdade o anjo da guarda vai conduzir esta pessoa a fazer uma oração de reconhecimento onde ele vai dizer uma oração e a pessoa vai repetir essa oração.
Nós temos um modelo de oração de reconhecimento, que seria:
“Deus, eu reconheço que sou pecador e que não posso salvar a mim mesmo, eu me arrependo de todos os meus pecados e de ter vivido e independente de ti.
Nesta hora, eu abro mão do meu coração e te convido para entrar na minha vida. Eu recebo o perdão dos meus pecados através do sangue de Jesus na cruz. Eu te recebo agora como meu salvador e Senhor da Minha Vida. De hoje em diante eu viro as costas para o mundo, para o pecado e para o diabo. Eu renuncio tudo o que fiz contrário a tua palavra. Muito obrigado por me aceitar como eu sou e pelo presente da vida eterna. Em nome de Jesus, amém”
De fato a pessoa precisa declarar com a boca?
Sim.
Olha o que diz a palavra de Deus lá em Romanos 10:9-11
“9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
11 Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.
Muitas das vezes a pessoa fica se culpando porque ela ainda faz as práticas do pecado mesmo tendo aceitado a Cristo Jesus, ela alimenta uma mentira na mente onde ela pensa que ainda não foi liberta daquilo, esse pensamento vem por conta da sua má consciência onde fica o tempo todo acusando ela, mas quando ela compreende que não há mais condenação para todos aqueles que estão em Cristo Jesus Romanos 8:1 e que ele veio para nos libertar da má consciência Hebreus 10:22, quando ela compreende que o único prazer dela só vai encontrar em Cristo, gradativamente ela irá parar de praticar o pecado, porque ela vai perceber que aquilo não satisfaz mais ela.
Eu gosto de dar um exemplo para a vida de um novo convertido da seguinte maneira.
Digamos que a pessoa antes de declarar Cristo na vida dela, ela tinha uma natureza de um “Porquinho”, onde a natureza desse animal ele gosta de se lambuzar na terra, de comer umas comidas diferente e assim por diante.
Uma pessoa que se converte aquela natureza de porquinho que tinha as práticas de se lambuzar no barro morreu e hoje ela vive com a uma nova natureza, uma natureza de Cordeiro, onde o velho homem morreu e hoje nova criatura ela é.
Um cordeiro não se alimenta da comida de um porquinho, não tem as práticas de um porquinho, o cordeiro não tem prazer no que o porquinho faz, mesmo ele tendo a possibilidade de fazer todas as coisas que nem um porquinho.
Gradativamente quando essa verdade vem sobre a mente da pessoa e se torna vida no coração dela, ela é liberta de todos as práticas do pecado, pois ela não tem mais prazer nisso.
O Terceiro ensinamento é: Consagre a Vida para Deus
Esse é um problema que pode acompanhar a vida de todos os crentes, mesmo depois da sua conversão.
Provavelmente você já ouviu falar coisas do tipo:
- Satanás está levantando-se contra a minha vida;
- Eu to em uma prova tremenda.
Esse tipo de mentalidade quando é muito alimentada atrapalha muito a vida da pessoa, pois a todo momento ela crê e declara algo que não é verdade.
Sabemos que fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz, para anunciar aquele que nos chamou Cristo Jesus II Pedro 2:9, somos hoje filhos de Deus e como filhos o inimigo não tem legalidade para tocar em nada sobre a nossa vida.
Podemos dar brechas SIM para ele agir, quando estamos fora do propósito e querer do Senhor, o inimigo pode tocar naquele que da liberdade para ele agir.
Essa verdade tem que estar sobre a vida da pessoa, ela precisa compreender e declarar que a vida que ela vive não é mais dela, mas é do Senhor, olha o que diz lá em Gálatas 2:20-21
“20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente!”
Leve a pessoa a alimentar essa verdade sobre a vida dele, em que Cristo é o dono da vida dele e que hoje ele é filho de Deus e o inimigo não tem legalidade para tocar naquele que foi consagrado a Deus.
Leia Também;
O Quarto ensinamento é: Aprenda a Perdoar
Uma das coisas cruciais no processo de consolidação na igreja, é trazer clareza sobre o perdão.
No começo da minha caminhada eu fiz uma grande confusão a respeito disso onde as pessoas sempre falavam para eu liberar o perdão e eu compreendia que teria que aceitar os pedidos de desculpas de todas as pessoas, onde eu tinha que esperar as pessoas virem até mim e pedir desculpas, e esse tipo de pensamento muitas pessoas compreendem nessa visão, o que é um grande equívoco.
Quando falamos de liberar o perdão, se dá por conta de negar o meu eu interior, todo o meu orgulho, se negar por completo ser humilde de coração se posicionar e pedir perdão por todas as coisas.
Mesmo sabendo que a culpa não é da pessoa ela reconhecer quem ela é em Cristo Jesus e pedir perdão.
A pessoa precisa ser liberta de todo pensamento e sentimento ruim, esse processo na consolidação na igreja é essencial, pois quando não é liberado o perdão a pessoa corre um sério risco de alimentar algo chamado, orgulho e justiça própria e esse tipo de pensamento quando é alimentado o ministério da pessoa nunca vai avançar.
Liberar o perdão vai muito mais além de ficar esperando o posicionamento de uma pessoa, e sim de se posicionar e jogar fora tudo aquilo que não é essencial para a vida da pessoa.
O Quinto ensinamento é: Tenha um momento de Solitude com Deus “aprenda a Orar”
No processo de consolidação na igreja a pessoa fica meio que constrangida quando vê as pessoas orando e ela pensa dentro dela…
- Eu nunca vou conseguir orar como fulano, olha só essas palavras, olha só como ele chora…
O anjo da guarda precisa trazer clareza na vida da pessoa, que uma oração não é um discurso bonito onde é declarado de olhos fechados paras as outras pessoas ouvirem, uma oração é uma intimidade onde a pessoa vai estar fazendo contato direto com Deus.
Eu gosto de dizer que a oração ela é uma “Válvula de escape” para todos os pensamentos e emoções que não fazem mais parte da natureza divina, é o momento que a pessoa tem aquela intimidade através do Espírito para alinhar tudo aquilo que não esta de acordo com a vontade de Deus para a nossa vida.
No começo a pessoa não uma percepção em relação a intimidade ou não sabe como canalizar o espírito para fluir, não sabe o que dizer ou declarar, recomendo que ensine a pessoa a fazer uma lista de alvos e orar por aquilo.
Os alvos podem ser:
- Familiares;
- Ministeriais “Igreja que ele congrega”
- Uma Vida em Especial “Amigos etc”
- Financeiro;
- Trabalho.
A pessoa pode orar por tudo aquilo que ela queira entregar nas mãos do Senhor para assim ele poder operar sobre a vida dela.
No youtube existe um vídeo muito interessante que seria um relógio de Oração de 1 Hora, claro que no começo a pessoa não vai ficar uma hora orando, mas serve de grande ajuda para fluir nas idéias e começar a se habituar com a oração.
Outra maneira que é bem eficaz é através de louvores, onde a pessoa vai ouvir e vai declarar aquelas palavras para a vida dela, por exemplo:
Só em ti confiarei eu nada temerei em frente eu irei pois eu sei que vivo estás…
Tua graça cobre os meus temores, tua forte mão me guiará, se estou cercado pelo medo, tu és fiel, nunca vais falhar…
Existem diversas formas para orar, através de louvores, a própria palavra de Deus declarando sobre a vida dele, fazendo listas e assim por diante.
O anjo da guarda precisa trazer essa clareza na mente da pessoa a importância da oração e que ela não é uma conversa formal e sim uma intimidade com Deus.
O Sexto Ensinamento é: Crendo que a Palavra é a verdade
Muitas pessoas ficam debaixo de acusação acreditando no que as pessoas falam, e tira o centro da verdade que está escrito na Palavra de Deus.
Essa etapa é fundamental na consolidação na igreja, pois a todo momento o inimigo ele usa seus súditos, ou seja, as pessoas que dão legalidade para ser usado por ele, para difamar e acusar a vida daquele que foi consagrado a Deus.
A vida da pessoa deve estar alinhada na realidade espiritual em Cristo Jesus onde fala quem nós somos e de onde vem a nossa força e não com base em conceitos naturais, onde uma pessoa fala quem nós somos.
Eu gosto muito de declarar um verso de uma música que faz uma total ligação com isso que você está estudando agora.
Eu sou – Eli Soares
“Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou
Eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho
Eu faço o que a Bíblia diz que eu posso fazer”
Por mais que seja uma música, a pessoa precisa crer nessa verdade onde nós somos hoje Reis e Sacerdotes do Senhor Apocalipse 1:6, somos embaixadores de Cristo nesta Terra II Coríntios 5:20, onde ele diz que somos mais que Vencedores Romanos 8:37.
O inimigo a todo momento vai tentar derrubar a vida da pessoa através de pensamentos sujos e caídos, levando a pessoas para declarar palavras de morte e jogando setas na mente da pessoa, por isso é de extrema importância que ela tenha clareza do que a palavra de Deus diz a respeito dela, esse processo é de extrema importância na consolidação na igreja.
A Palavra de Deus é a resposta para todo tipo de dúvida, ela fala quem nós somos, qual o nosso propósito de vida, como iremos exercer esse propósito, qual é a nossa natureza e quem habita dentro de nós.
Toda verdade que a pessoa acredita a respeito dela precisa estar alinhado com a palavra de Deus.
O sétimo ensinamento é: Estude a Palavra
O alicerce de todo sacerdote do Senhor está fundada na palavra, é de extrema importância no processo de consolidação na igreja que a vida daquela pessoa que está sendo acompanhada tenha conhecimento da palavra.
Claro, não é de uma hora para outra que a pessoa vai se transformar e criar hábito de leitura, o processo de transformação é que vai gerando esse novo hábito, mas é de extrema importância que o anjo da guarda desde o começo conduza a vida dessa pessoa a ler a palavra nem que seja apenas 1 versículo por dia, no processo de consolidação na igreja.
Sabemos que o Espírito Santo tem um papel fundamental de nos conduzir a andar de acordo com a vontade de Deus, é o Espírito Santo o nosso consolador João 14:16 é ele que testifica em nosso espírito que somos Filhos de Deus Romanos 8:16 quando sabemos dessa verdade gera vida dentro de nós, não é mesmo? Mas para que a pessoa tenha clareza e venha crer nesta verdade ela precisa ler a Palavra de Deus, é a palavra que quebra todo tipo de pensamentos e condutas que estão desalinhado com o propósito e desígnio de Deus para com a nossa vida.
O testificar da palavra em nosso coração é o que quebra toda a má consciência, desânimo, angústia, medo que estão dentro da vida da pessoa….
Oitavo ensinamento é: Ensine a Ofertar
“Eiiita Deus esse assunto é polêmico”
Um dos princípios do Reino é o ofertar, diversas pessoas vão contra a prática do ofertar pelo simples fato de defender a opinião onde eles afirmam que o ofertar está no velho testamento…
A oferta ela é um reconhecimento das Obras do Senhor sobre a vida da pessoa, quando estamos no trabalho de consolidação na igreja, é fundamental que o anjo da guarda traga clareza a respeito desse assunto.
Conforme ela vai entendendo sobre essa verdade, ela vai começar a ter percepções espirituais para o mover de Deus na vida dela e irá ter um coração grato para esse mover, representando assim em forma de uma oferta.
O ofertar está ligado ao nosso coração Mateus 6:19-21, quanto mais o coração é aberto para essa prática, mais o amor de Deus preenche o nosso ser mais ele tem controle sobre a nossa vida.
Uma pessoa que não tem a prática ou vai contra essa realidade é a mesma coisa de dizer o seguinte “Não Senhor você opera na minha saúde, no meu bem estar, mas nas minhas finanças você não toca!!!”, como que você vai tomar posse das bençãos do Senhor, se a pessoa não deixar ele reinar em seu coração?
O Nono ensinamento é: A Importância da comunhão com os Filhos de Deus
Parece um assunto meio genérico né? Mas não é…
Um dos problemas que acompanham a grande maioria das igrejas é a Comunhão entre os irmãos.
Muitas das vezes esse problema é gerado porque o ensinamento número 4 “Liberar o Perdão”, não foi concluído com êxito.
O maior fator que gera a falta de comunhão se vem pelo fato das mágoas que ainda dominam o coração da pessoa. As mágoas que estão na pessoa gera desconfiança, onde a pessoa não confia em ninguém assim gerando um afastamento entre os filhos de Deus.
É extremamente importante a comunhão entre os Filhos de Deus, a igreja de Jesus Cristo é formada através da comunhão entre seus filhos, a obra do Senhor não tem um avanço se os seus filhos não viverem a comunhão mútua.
Eu já vi diversas vezes afirmações do tipo:
- Eu não preciso ir para a igreja, pois a igreja sou eu!
- Eu não preciso me reuni toda semana em uma igreja para adorar a Deus, eu faço isso em casa!
- Eu não preciso me reunir em um lugar para ser um crente!
Esses tipos de objeções precisam ser quebradas logo no início da caminhada cristã da vida da pessoa, uma pessoa que aceitou a Cristo e declarou ele como único e suficiente salvador ela recebeu para dentro de si o Espírito Santo e ela se tornou templo do Espírito, porém nós só somos igreja, quando estamos reunidos com um propósito.
A pessoa que aceitou a Cristo Jesus, ela sozinha é templo do Espírito Santo, 2 pessoas ou mais reunidas em nome do Senhor ali é a igreja viva.
Nenhuma pessoa pode caminhar sozinha todas precisam ser acompanhadas, olha o que a palavra do Senhor diz lá em Eclesiastes 4:9-10
“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais.
Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. “
Por isso que hoje o padrão em células é através do discipulado, o acompanhamento da pessoa, é com base nesta verdade.
Décimo ensinamento é: Confessa a Palavra para a Vida
No quinto ensinamento dei uma sugestão de como orar que é declarando a palavra para a vida, porém nesse décimo ensinamento eu vou trazer ela em uma outra linha de raciocínio, vamos lá.
Quando a pessoa ela entende que a palavra é a verdade sobre a vida dela e a declarar a palavra na oração, gradativamente ela estará confessando a palavra para a Vida.
Para confessar a palavra a pessoa vai ler ela, trazendo para si próprio. Vou dar um exemplo:
Salmos 91 Confessando
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele me livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele me cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas me confiarás; a sua verdade será o meu escudo e broquel.
5 Não Terei medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao meu lado, e dez mil à Minha direita, mas não chegará a mim.
8 Somente com os meus olhos contemplarei, e verei a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará à minha tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles me sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o meu pé em pedra.
13 Pisarei o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Notou a diferença?
Uma forma de estudar a palavra trazendo ela como verdade para a vida é confessando ela para si mesmo, para tomarmos posse da revelação de Deus para nós é essencial que a pessoa confessa a palavra para a vida.
Amém? Espero que você tenha gostado deste artigo, para você que chegou até aqui, deixe seu comentário falando o que você achou a respeito desse conteúdo, se falta algo a ser agregado aqui pois a igreja do Senhor só avança se houver comunhão entre seus filhos então vamos estreitar o nosso relacionamento através dos comentários.