Este assunto é muito interessante visto que é um mandamento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o batismo nas águas. Considero este artigo muito rico, talvez o mais importante que já escrevi até hoje, e explico e explico o porquê o porque, é simples, devido a revelação da palavra expressa, talvez você já seja batizado nas águas, talvez não, talvez esteja aqui para aprender um pouco mais, pois tem o desejo de ensinar a respeito deste assunto a esta pessoa que hoje caminha com você.
Mas antes quero esclarecer algumas dúvidas importantes que sempre meus filhos na fé me perguntam.
I – Por que devo ser batizado nas águas?
1 – Para seguir o exemplo de JESUS.
Marcos 1:9 – “Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão”.
2 – Porque Jesus Cristo ordenou.
Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
3 – Porque os apóstolos ensinaram.
Atos 2:38 – “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”.
II – Por que nossa Igreja adota o batismo nas águas por IMERSÃO?
03 Tipos de Batismo nas águas:
- IMERSÃO
- ASPERSÃO
- AFUSÃO
Porque Jesus foi batizado por imersão.
Marcos 1:10 – “Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele”.
Atos 8:38,39 – “Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho”.
Porque a palavra “BATIZAR” (no grego: baptizo) significa imergir ou mergulhar.
III – Qual é o significado do batismo nas águas?
O batismo nas águas ilustra a MORTE e a ressurreição de Cristo.
1 Coríntios 15:3,4 – “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras”.
O batismo nas águas ilustra a minha NOVA VIDA em Cristo.
2 Coríntios 5:17 – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
Romanos 6:4 – “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo nas águas, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a Glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”.
IV – Quem deve ser batizado?
Qualquer pessoa que tenha CRIDO em Cristo.
Marcos 16:16 – “Quem crer e for batizado será salvo…”
Atos 2:41 – “Os que aceitaram a mensagem foram batizados…”
Atos 8:12,13 – “No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados”.
V – Qual o momento certo para uma pessoa que já aceitou Jesus ser batizada?
“O mais rápido possível”
Atos 2:41 – “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”.
Agora sim! Vamos a chave da questão, prepare-se porque o Senhor nos levará ao conhecimento mais sólido e profundo.
Preparado? Então aperte os cintos e vem comigo que no caminho te explico.
Mas antes temos que olhar para o princípio de tudo.
Gênesis 1:1 – No princípio criou Deus o céu e a terra.
Deus trabalha de uma única maneira, Deus trabalha com propósito.
Gênesis 1:26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, e semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, … 27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a;
Toda terra após ser criada foi dada ao homem e com permissão de Deus o homem passou a ter toda autoridade sobre a terra, agora ela pertence ao homem, mas o homem entregou a satanás, no momento em que comeu do fruto proibido.
Daí que a escritura dizer que “o mundo jaz do maligno”.
Salmos 115:16 – Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
Voltamos ao Jardim do Éden
Adão e Eva
1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
Efésios 2:2 – Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Mas o homem não seguiu com o propósito, comeu da árvore errada, e se contaminou. E após a queda todos passaram a pertencer ao maligno. Para agir na terra, Deus precisaria de homens, homens que consentisse entrar em aliança com ele. Deus queria agir legalmente na terra. Mas por Causa da queda do homem a semente ficou corrompida, era necessário outra semente, não gerada de Adão, mas de uma outra natureza. Da natureza divina.
Deus faz uma aliança com Abraão
Após a aliança entre Abraão e Deus, Deus resolveu o primeiro problema, e recebeu legalidade para agir na terra novamente sem violar sua palavra, e praticando sua justiça.
Paulo diz em Gálatas que Deus fez esta aliança visando Cristo, o descendente. Deus precisava de um homem, aqui na terra.
Depois veio o selo, a aliança a circuncisão. Deus dizendo tudo o que é seu Abraão agora é meu, e tudo o que é meu, agora é seu.
Porque isso?
Porque tudo o que era de Abraão era de Deus agora, inclusive sua semente, no grego “sperma” Deus estava atrás, buscava uma raiz, para que a nova natureza viesse.
Gênesis 17:2-10 – E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti. E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
Através da aliança com Abraão, todos os filhos de Abraão agora pertenciam a Deus, Deus pode usar os filhos da aliança, ja que todos lhe pertenciam novamente.
Deus resolveu logo mais à frente usar a vida de uma mocinha chamada Maria, uma mulher, valendo-se da aliança abraâmica, usa legalmente uma de suas filhas, esta que é da raiz de Davi. Mas não usa a semente corrompida de Abraão, traz sua própria semente. O Espírito Santo.
Jesus veio justamente para nos dar a natureza de Deus que se perdeu lá no Jardim do Éden
Mateus 1 – 18. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se juntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19. E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21. ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1 – 22. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco! 24. E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25. e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.
Lucas 2 – 1. Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. 2. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4. Subiu também José, da Galileia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5. a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 7. e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Unigênito e Primogênito
João 3:16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Romanos 8:29. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Mas o que significa o Batismo nas águas?
Morte, sepultamento e ressurreição.
Efésios 2:6. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Estamos falando de algo muito importante, o batismo nas águas, agora que você teve conhecimento de algumas verdades, já aceitou a jesus é importante tomar uma decisão. As escrituras diz que você precisa se batizar!
Mateus 28:19 – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Jesus Foi Batizado
Mateus 3:13-17 – Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? ” Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
Quem pode ser Batizado?
Quem crer em Cristo Jesus.
Mas para que você precisa ser Batizado?
O Batismo nas águas possibilita o novo nascimento.
Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito
João 3:1-10 – Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! ” Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. Perguntou Nicodemos: “Como pode ser isso? ” Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?
Significado de Renascer, Regenerar
Nascer de novo, Novo nascimento, Renascimento ou Regeneração
Regenerar Significa: gerar de novo, ter um recomeço, nascer de novo
RE é um prefixo que significa repetir alguma coisa
Rescrever, reencontrar, rever…
Gerar – vem de gene em grego que significa: Começo, princípio, inicio, geração
Quem era Nicodemos?
Ele era uma autoridade entre os judeus, um dos principais, ele era da elite, da classe alta. Nicodemos era mestre em Israel, entendia tudo, não era um aluno. Era um líder, uma autoridade, não era um liderado, era velho. “A história nos diz que ninguém poderia estar dentre os principais anciãos de Israel se não fosse idoso, jamais um jovem poderia participar, entenda que jovem em Israel era de 30 a 40 anos, porque até 30 anos era criança, antes de 30 anos não pode dirigir a palavras a não ser que alguém perguntasse, para participar da cerimônia judaica tinha que ter no mínimo 30 anos.
Por isso Jesus começou seu ministério aos 30 anos. Nicodemos tinha entre 60 e 70 anos, portanto, cheio de experiência, era uma pessoa de conduta Ilibada, ele era um fariseu.
“Na nossa cabeça fariseu é sinônimo de pessoa hipócrita, pessoa fingida, e na verdade é isso mesmo que o fariseu é”
Mas além disso o fariseu é exteriormente irrepreensível, ninguém apontava o dedo para o fariseu, por isso Jesus irritou tanto os fariseus, Jesus enfiava o dedo lá na ferida. Ninguém do povo podia falar nada do fariseu.
Jesus Falava: Você é um sepulcro caiado cheio de verme, bonitinho por fora, mas por dentro é uma carniça.
Se Jesus falasse isso pra você, como você se sentiria?
Você com certeza ficaria muito amargurada, mas se você vivesse naquela época como seria?
Não julgue os fariseus!
O Fariseu era irrepreensível, portanto Nicodemos não tinha uma vida imoral, ele não matava, não roubava, não adulterava, não fumava, o fariseu era um dizimista fiel, se ele ganhasse um presente ele dava o dízimo do presente, dava o dízimo do tempero da salada.
Os irmãos paga o dízimo do presente que você ganha?
Não estou sugerindo que faça isso, estou dizendo que o fariseu era melhor do que você, era mais correto, era moralmente irrepreensível, a bíblia fala que ele dava o dízimo até do tempero da comida, até do chá que ele fazia, tudo ele dava o dízimo.
Andava com a lei pendurada nas roupas, extremamente espirituais, oravam 3 vezes ao dia, levantava a mão onde estivesse, o povo achava magnífico, e ninguém tinha coragem de apontar o dedo porque ninguém orava hora nenhuma.
A bíblia fala que o fariseu Jejuava ao menos um dia na semana, de quinta-feira o fariseu não comia era o dia do jejum.
Fico pensando, se nossa justiça não exceder e muito as dos fariseus jamais entraremos no reino. Não estou falando de salvação, estou falando de recompensa, eles eram craques em termos de cumprir.
Portanto Nicodemos era um fariseu, eu quero que você visualize a cena, você tem que saber com quem Jesus está conversando, não era qualquer um, ele tinha uma conduta irrepreensível.
A bíblia fala que Nicodemos estava buscando Deus, apesar de ser um fariseu ele foi procurar Jesus de noite, mas não condena ele, você acha que é fácil pro governador sair lá do palácio e vim aqui na reunião aprender comigo?
Agora imagina, além de governador ser o líder da cidade, o bispo da igreja católica.
Não tinha ninguém olhando, certamente estava com vergonha, mas não condene, porque Jesus não o condenou.
O fato de procurar Jesus mostra que ele tinha fome de Deus e mostra a humildade dele, porque alguém tão importante, com a idade dele, hoje não significa muito, mas naquela época era muito diferente, um homem de 70 anos não aconselhava com um outro de 30 anos.
E ainda chamar Jesus de Mestre…
Talvez até aqui sua visão tinha sido outra deste fariseu hipócrita safado. A bíblia nos mostra que Nicodemos era uma pessoa excepcional, não era uma pessoa comum.
E foi para esta pessoa excepcional que Jesus decidiu liberar a mensagem do novo nascimento.
Mas porque Jesus fez isso?
Porque para nós é muito fácil pensar no novo nascimento para uma pessoa que é imoral, que não vale a comida que come.
Mas neste caso foi diferente
É interessante se Jesus tivesse falado para a mulher samaritana.
Porque a mulher era imoral, teve cinco maridos, buscava água no poço na hora que ninguém estava lá, porque ela não podia se misturar com o povo pela sua imoralidade.
Se jesus dissesse para ela: mulher você precisa nascer de novo porque você é muito imoral, ninguém acharia estranho porque é verdade.
Mas em João 4 eles disse diferente.
João 4:13,14 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Mas pra ela ele deu outra mensagem: Olha eu tenho uma água e eu quero lhe dar desta água, ela vai curar você, vai matar a sua sede e você nunca mais será a mesma.
Mas com Nicodemos o Senhor não ficou, alisando, foi direto no ponto crucial, como trataríamos se o cara mais importante aparece aqui… Dariamos um tratamento VIP
Nicodemos chegou, mestre…
Jesus falou: é o seguinte meu filho, se não nascer de novo você vai pro inferno..vai conhecer a ira de Deus. Penso que deu um baque …. deu uma batedeira no homem..
Em outras palavras: Você é um cara que conhece tudo de bíblia, é importante, você é um mestre, tem um comportamento moralmente irrepreensível, é fiel na lei. Mas é o seguinte Nicodemos, se você não nascer de novo você não vai entrar no reino dos céus.
O que é o novo nascimento?
O novo nascimento é a primeira necessidade do homem. Não importa se o homem é bom, correto, ou se é mau e terrível. O novo nascimento não tem nada haver com sua conduta. Tem haver com sua natureza.
A questão é: Você possui ou não dentro de você a natureza de Deus?
O novo nascimento é receber o próprio de Deus dentro de você. E a palavra VIDA aqui em João para distinguir é chamada de VIDA ETERNA
Conceito natural
A vida eterna é muito mais do que uma vida que não têm fim, do que uma vida comprida, até no inferno terá vida eterna. Ter a VIDA ETERNA aqui é um conceito natural das pessoas.
Conceito Espiritual
A palavra eterna aqui para o judeu significa muito mais, aqui significa muito mais do que não ter fim.
Significa: CONCERNE AO PRÓPRIO DEUS
Para todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Então o que é receber o novo Nascimento? É Receber a VIDA ETERNA, é receber o PRÓPRIO DEUS, hoje e agora!
Mas aqui o que ele está dizendo não é algo que vou receber quando morrer, é algo que você precisa receber hoje. Começa no dia em que você crê e confessa Jesus, é ter a vida eterna aí dentro de você.
Deus quer encher o céu de pessoas perdoadas?
Não, Deus quer encher o céu de filhos, Deus não quer apenas pegar um porco e lavar ele. Deus quer pegar este porco, matar este porco e ressuscitar em forma de cordeiro.
Mas o que significa o batismo nas águas mesmo?
Morte, sepultamento e ressurreição.
Nicodemos moralmente era irrepreensível
Mas Nicodemos tinha um conceito natural, pode um homem sendo velho voltar para o ventre de sua mãe e nascer de novo.
João 3:6 – O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
O conceito natural do mundo é de reforma
O Conceito do mundo é uma boa educação.
Na maioria das religiões qual é a ideia?
É Que vai ter um pregador ou um mestre que vai ensinar para você doutrinas, ensinamentos que vão ajudar você.
No mundo a visão é de boa educação
E boa educação nada mais é do que um animal feroz domesticado, é isso que é educação, civilidade é só isso, é você pegar aquele rosnado de vontade de esganar o outro e se conter, mas na verdade não mudou nada, continua com vontade de matar..continua sendo um animal enjaulado, isso que é educação.
Jesus não veio para trazer uma nova educação
Jesus não veio pra trazer um novo ensinamento, veio para trazer uma nova natureza, é isso que o evangelho de João tenta mostrar o tempo todo, não é um ensinamento que vai mudar você, não é uma nova doutrina, não é simplesmente reformular seu comportamento, você tem que mudar de natureza, e Jesus ensina isso a Nicodemos.
E esta natureza vem no novo nascimento do Batismo nas águas.
Prazer sou a Hanna! A Hanna é minha cachorra, imagina se resolvo fazer da Hanna minha filha
Deus não quer perdoar pecadores, Deus quer gerar filhos, Deus não quer educar alguém, quer fazer dele filho..
Pego minha cachorra, depilo, coloco uma roupa nela… ela até late quando dou o comando, ensino ela sentar, rolar, fazer xixi no banheiro, comer na mesa, aí você chega no meu apartamento e eu te apresento ela fala e mostro tudo o que ela faz, e falo: agora ela é minha filha mais nova.
Ela pode ser minha filha? Posso registrar ela no meu nome? Não, mas porque não?
Qual o problema deste cachorro? Ele continua sendo cachorro…a natureza é de cachorro.
Mas eu tenho uma filha, o nome dela é Eloá
Daqui uns dias pode ser que minha filha ande de quatro como cachorro anda, porque é novinha, quando vai comer se lambuza tudo igual cachorro, quando vai falar emite gruídos igual animal, você olhando pensaria puxa, parece um cachorrinho….mas porque? não faz nada como a gente faz…
Mas minha filha tem a minha natureza, porque é minha filha, e mais cedo e mais tarde a natureza que está dentro dela vai crescer e amadurecer e ele vai acabar se parecendo comigo.
Fazendo o que faço, falando o que eu falo, dando continuidade em tudo o que Deus me mostrou, teremos uma fé em comum.
Talvez hoje as pessoas olham pra você e dizem: você não parece filho de Deus, um filho de Deus não agiria assim.
É injusto cobrar um bebê assim. Ninguém diria: puxa o seu filho nasceu e não se comporta em nada como você.
A única maneira deste cachorro se transformar em meu filho seria por um milagre. Seria, matar este cachorro e ressuscitar ele com a minha própria vida. Enfiar a minha vida nele. Aí ele teria a minha semente, a minha natureza, e seria de fato meu filho.
E neste momento chegamos no ponto chave do significado do Batismo nas águas
E foi exatamente isso que Jesus Fez, quando bradou na cruz antes de entregar seu Espírito: ESTÁ CONSUMADO!
Você nasceu criatura de Deus, e Jesus lhe fez filho de Deus, morreu para velha natureza, e nasceu com a nova natureza, a natureza de Deus. Quando falamos do novo nascimento estamos falando justamente desta nova natureza sendo enxertada, por isso o batismo nas águas significa: Morte, sepultamento e ressurreição.
O conceito do mundo é de aprimoramento e melhoria, mas o conceito de Deus é de morte e renascimento.
Quem deseja morrer da sua velha natureza pecaminosa, e receber a nova semente de Cristo tendo o próprio Senhor habitando em vós?
Romanos 6:4,5 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
E que a Vida do Senhor tenha liberdade para com todos desta terra, seja tremendamente abençoado por Deus, que a paz seja contigo, nos vemos no próximo artigo.
Aaaaaa Já ia me esquecendo, deixe seu comentário aqui em baixo falando a respeito do batismo nas Águas, podemos conversar e discutir mais sobre este assunto.