Blog

Fases da Célula: Aplicando o Plano de Ação dentro delas

Graça e Paz Amados

Com toda certeza você já deve ter conhecimento sobre as 4 fases da célula e o Plano de ação.

Temos visto que é realmente muito edificante na vida dos irmãos que caminham em células, porém, vimos que muitos irmãos encontraram uma dúvida no caminho.

Uma dúvida que recebemos com bastante frequência é:

“Eu já tenho a minha célula por um tempo…Eu devo aplicar o Plano de ação do início com minha célula, ou devo avaliar em que fase minha célula se encontra e dar continuidade dessa fase?”

Se você ainda não conhece o plano de ação e as 4 fases da célula te convido a conhecer antes de continuar esse artigo.

Confesso que essa foi minha primeira dúvida quando iniciei o Plano de ação com minha célula, pois eu já liderava uma célula há um tempo.

Minha célula já tinha alguns membros que tinham o coração focado no Reino, porém caminhávamos sem alvos e sem estratégias.

Guiávamos a célula dentro de todos os requisitos mínimos de estrutura, sendo eles: Quebra-Gelo (Dinâmicas), louvor, oferta e compartilhamento da palavra, mas ainda assim faltava direcionar e canalizar isso tudo dentro das 4 fases da célula.

O plano de ação foi desenvolvido para dar início do zero a todas as fases da célula, porém, pode ser aplicado em células que estão caminhando e acontecendo já há algum tempo.

Para células que estão iniciando agora, ou acabaram de multiplicar, o plano de ação se encaixa perfeitamente, uma vez que é aplicado do inicio de tudo.

Já em células que estão funcionando há um certo tempo, é necessário primeiro avaliar qual fase a célula está vivendo? Qual fase ela necessita de viver?

E avaliar se os membros estão ativados ou necessitam de serem trabalhados para isto.

Com base nisso, é necessário entender as 4 fases da célula e após isso analisar o andamento de sua célula.

Vamos ver um pouco sobre as 4 fases da Célula:

1° – Fase de Comunhão

A comunhão é a fase inicial da célula e tem duração de 8 semanas (2 meses), é a etapa onde iremos criar um vinculo de amor, intimidade e aliança em Cristo de uns para com os outros.
Nela é tempo de conhecimento e de unidade.

Esse é o momento de identificar se existe unidade, comunhão, ligação entre os membros de sua célula.

Você consegue identificar esses aspectos em sua célula?

Se sua resposta for sim, podemos prosseguir para a próxima fase, se for não, essa é fase ideal para você começar a por em prática o seu Plano de ação.

2° – Fase de Edificação

Essa fase tem inicio na 9° semana de vida da sua célula e vai até a 16° semana.

Com os frutos bem unidos é tempo de amar e edificar uns aos outros, nesta fase você irá encontrar muitos conflitos, pois o relacionamento sai do nível social para o pessoal, mas não se desespere, é tempo de alinhamento em sua célula.

Nesta fase, todos os membros já devem reconhecer uns aos outros, e o líder já deve ser reconhecido como autoridade dentro da célula.

È tempo de edificação dos membros, ou seja, a construção da identidade da célula.

Nesta fase é de extrema importância que sejam definidos os anjos da guarda, o anfitrião e o líder em treinamento, isso deve ser claro para que todos os membros saibam, este é o time do qual você irá contar.

Agora é o momento de você identificar se sua liderança é reconhecida por todos, se sua equipe está formada e se todos tem ciência de suas funções dentro da célula.

Sua equipe, anjo da guarda, anfitrião e líder em treinamento estão cientes, preparados e desejosos de contribuir para o crescimento em unidade da célula?

Se sim, podemos pular para a próxima fase. Agora, se a resposta for não, sua célula pode iniciar o plano de ação a partir dessa fase.

3° – Fase de Evangelismo

Essa fase tem inicio na 17° semana do ciclo de vida da célula e se estende até 24° semana do ciclo.

É uma fase delicada, pois podemos dizer que ela é o resultado da soma das duas fases anteriores: Comunhão e Edificação.
Então se essas duas fases foram conduzidas com excelência e focadas em unidade e Vida no Espírito, com certeza sua fase de evangelismo será muito saudável.

Porém, se as duas fases iniciais não forem conduzidas de forma assertiva, você terá muitas dificuldades.
Nesta fase, você como líder deve ficar atento ao andamento da célula, essa é a fase de se movimentar.

Verifique com seus membros, se todos estão se movimentando para alcançar seus alvos pessoais,incentive eles a jejuar e pagar um preço de oração por cada vida desejada.

Acompanhe eles nas visitas aos não convertidos, identifique o perfil de evangelista em seus membros.

Se todos esses aspectos foram observados e identificados em sua célula, você pode sim dar continuidade com plano de ação tranquilamente.

Agora se você está encontrando dificuldades nos membros para evangelizar, ou até existe um DNA de evangelista nos seus membros, mas não há unidade e comunhão ou não há disponibilidade de seus membros na célula, então é necessário regredir pra uma das fases anteriores.

Se sua célula está bem alinhada dentro dos aspectos da fase de evangelismo, podemos então para a próxima fase.

4° – Fase de Multiplicação

Bom, se você já passou pelas outras 3 fases com excelência, tem um plano de ação em mãos e os frutos foram colhidos, é hora de iniciar o plano de ação a partir da fase de multiplicação.

Nesta fase, você como líder de célula deve ter engatilhado para próxima célula um líder em treinamento, um anfitrião com a casa já disponível para a nova célula e membros com o coração nisso.

Tendo tudo isso em mãos, é hora de checar uma questão que pode ser difícil: Quem vai com quem? Quem vai e quem fica?

Neste momento, a célula pode chegar até a morrer se os membros não entenderem o verdadeiro objetivo da célula: a multiplicação.

Por isso é de extrema importância sempre deixar isso bem claro a todos desde a primeira fase da célula, mas na fase de multiplicação isso precisa estar ainda mais vivo no coração de seus membros.

Direcione todos os momentos de sua célula para a multiplicação, desde o quebra–gelo até se possível a palavra compartilhada entre todos. (Verifique a disponibilidade com seu Pastor ou discipulador).

Se seus membros estão todos já direcionados nesses aspectos, com coração e ansiosos pela multiplicação da célula, é chegado o grande momento da festa de multiplicação.

Agora se você sente dificuldades em direcionar seus membros nessa fase, é necessário retomar as fases iniciais e se possível verificar a possibilidade de remanejamento dos membros, caso haja mais células e dai então dar inicio ao plano de ação a partir da fase de comunhão.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre as fases da célula, você poderá conferir os nossos artigos sobre comunhão, edificação, evangelismo e multiplicação.

Deus abençoe e até o próximo encontro.