Muitas pessoas se perguntam de onde é tirado o termo célula, e qual é a ligação da célula cristã com a bíblia ou com o evangelho.
Você sabe o que é uma célula cristã? De onde esse termo se origina? Será que isso está na bíblia? É certo ou errado chamar de célula?
Talvez muitas dessas perguntas já tiraram a paz em algum dia, ou ainda te assombram. Talvez não chegam a te assombrar, mas ainda bate aquela curiosidade dentro de você a respeito do que é célula…
Bom, chegou o momento de sanar de uma vez por todas, essas “pulgas atrás da orelha”!
Confesso que eu já me perguntei o porque disso também, porém, quando finalmente entendi, percebi que isso poderia fazer toda a diferença em minha vida, e realmente foi o que aconteceu.
Veja abaixo sobre o que abordaremos daqui em diante.
- A palavra célula de onde vem?
- Como funcionam as células cristã?
- Onde as células estão na bíblia?
- Quais os principais objetivos de uma célula cristã?
- O que definitivamente não é uma célula cristã?
- Como é uma célula cristã?
A palavra célula! De onde vem?
Muitas pessoas costumam desconfiar da autenticidade das células cristã devido ao próprio nome dado. Por não encontrarem a palavra “célula” na bíblia, acreditam que não é algo que provém de Deus.
Realmente você não irá encontrar a palavra célula na bíblia, mas existe um significado por trás dessa palavra.
O significado comum da palavra célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Ou seja, a célula cristã é uma pequena parte de um corpo vivo, e através da junção de muitas células o corpo é construído por completo.
Mas o que isso tem haver com o Reino de Cristo?
A bíblia nos diz que somos corpo de Cristo e Ele o nosso cabeça:
“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” Colossenses 1:24
“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Efésios 5:23
Sendo assim, concluímos que um corpo é constituído por células, e nos Cristãos fazemos parte do corpo de Cristo. Dai então, o nome célula cristã na qual faz menção a nós como corpo de Cristo.
Chamamos de células as reuniões que são feitas nas casas, com um número menor de pessoas, ou seja, uma parte do corpo se reunindo em uma casa para a sua edificação mutua.
Quando juntamos todas as células nos prédio da igreja, participamos todos juntos do culto de celebração como corpo.
Para que a sua compreensão seja ainda mais clara, vamos responder a mais uma pergunta.
Como funcionam as células cristã?
As células cristã são reuniões que acontecem uma vez na semana, nas casas dos membros ou visitantes com o intuito da edificação do Corpo de Cristo!
Nessas reuniões, nós somos edificados uns pelos outros com a intenção de nos tornarmos sacerdotes em excelência.
Nas reuniões de células existem atividades promovidas que nos auxiliam na edificação de todos como Corpo de Cristo. Essas atividades costumam ser chamadas de Quebra-gelo/dinâmica, louvor, palavra de oferta e compartilhamento da palavra.
Essas atividades são divididas a todos os membros de acordo com a necessidade, com o intuito de ativar todos os membros no Corpo de Cristo.
As reuniões de célula tem a duração média de (1) uma hora, não podendo ser estendida por muito tempo, para que não se torne fadigante.
Ao final das reuniões de uma células cristã, é comum e muito importante que os irmãos partilhem de refeições ou lanches juntos, reforçando ainda mais o aspecto de comunhão no Corpo de Cristo.
Nas reuniões de células os membros são trabalhados com o intuito de despertarem uma rotina de vida com Deus.
A célula cristã tem um número muito menor de pessoas, do que um culto de celebração no prédio da igreja. Esse número varia de 7 a no máximo 15 pessoas. Sendo que ao completar cerca de 15 pessoas, essa célula tende a multiplicar e gerar uma nova célula cristã.
Onde as células estão na bíblia?
Antes de falarmos onde as células estão na bíblia, precisamos entender algo:
No antigo testamento, o povo tinha acesso a Deus através do tabernáculo de Moisés, e após isso, no templo de Salomão. Ali era o lugar onde Deus morava. Se alguém quisesse buscar a Deus, deveria ir até lá.
Então não era possível ter nenhum contato com Deus na velha aliança, sem ir até o tabernáculo.
Isso era na antiga aliança de Deus com os homens, porém hoje vivemos no tempo da nova aliança de Deus com os homens.
Nesse tempo, Deus já não habita mais em templos feitos pelas mãos dos homens.
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” Atos 17:24
No tempo da nova aliança, nós somos habitação de Deus, nos somos o santuário de Deus. E Ele habita em nós através do Espirito Santo.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Corintios 3:16
Quando nos reunimos no prédio da igreja, a presença de Deus se faz presente não por causa do prédio, mas por causa do Espirito Santo que habita em nós.
Partindo daí, podemos concluir que não importa mais o tipo de prédio, ou local onde nos reunimos, a presença de Deus alí estará, pois o próprio Deus agora habita em nós!
Agora voltemos para a pergunta chave deste tópico: Onde estão as células na bíblia?
Depois dessa breve explicação sobre a nova moradia de Deus (que somos nós…), Podemos observar que as células cristã se iniciaram através da igreja primitiva que é descrita no livro de atos dos apóstolos.
Durante os três primeiros séculos, a igreja primitiva não tinha templos. E nesse período, ela experimentou o maior crescimento de sua história. Os irmãos daquela época se reuniam nas casas e usavam lugares neutros e sinagogas apenas para evangelizar. A igreja primitiva era uma igreja em lares:
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” Atos 2:46
“Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” Atos 20;20
“Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo” Romanos 16:3-5
“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.” 1 Corintios 16:19
“Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.” Colossensses 4:15
“E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:” Filemom 1:2
E não para por ai não, podemos ver também no velho testamento, que quando Moisés se sentiu cansado, por causa do peso do trabalho realizado, Deus deu uma orientação a ele, essa orientação nos faz lembrar das células cristã. Todo o povo deveria ser dividido em grupos de mil, de cem, de cinquenta e de 10 pessoas. Cada grupo teria o seu líder
“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;” Êxodo18:21
Essa estratégia foi dada por Deus, e nos faz enxergar que é impossível um único líder cuidar de centenas de pessoas.
Também vemos que o próprio Jesus, que, apesar de ter gasto um tempo considerável ensinando em sinagogas e ao ar livre, Ele sempre deu uma atenção especial a pequenos grupos de pessoas. Podemos ver que diversas vezes Ele ministrou em casas:
” E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. 30 E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. 31 Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. 32 E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. 33 E toda a cidade se ajuntou à porta. 34 E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.” Marcos 1:29
“E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.” Marcos 2:15
“Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.” Marcos 7:17
“E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?” Marcos 9:28
“E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.” Mateus 10 12-14
“E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa” Lucas 10 5-7
Com base nesses versículos citados acima, podemos ver que por grande parte da história, a igreja foi caracterizada por se reunir em casas, de modo muito semelhante aos tempos de hoje, onde nos reunimos nas casas através das células cristã.
Quer saber qual o primeiro passo para iniciar uma Célula Cristã no seu ministério? Descubra o que é as 4 Fases da Célula e como Organizar as datas de cada ciclo.
Agora que já conseguimos identificar as raízes da célula cristã, e conseguimos identifica-las na bíblia, vamos entender um pouco mais sobre os objetivos da célula!
Me acompanha ai:
Quais os principais objetivos de uma célula cristã?
Apesar de uma reunião semanal em uma casa fazer parte da rotina de uma célula cristã, ela nunca poderá ser caracterizada por ser uma apenas uma reunião semanal em uma casa.
A diferença entre uma célula cristã e uma simples reunião em casa é nítida:
Uma reunião em uma casa pode ser caracterizada como um culto doméstico ou uma simples confraternização entre irmãos de uma determinada denominação ou não.
Nela, as pessoas presente não estão necessariamente vinculadas umas as outras, e as vezes nem mesmo se conhecem.
Agora a célula cristã é caracterizada por um grupo de pessoas que estão ligado e vinculados entre si. Essas pessoas, buscam ao mesmo tempo, uma vida de comunidade e almejam multiplicar-se pelo menos uma vez ao ano. Daí, podemos concluir que a célula cristã é muito maior que uma reunião e vai muito além de uma reunião, por seus objetivos principais, que podemos resumir em:
COMUNHÃO: Desenvolvimento de vida partilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os membros.
ENSINO: A célula cristã oferece o ambiente para o crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor.
MULTIPLICAÇÃO: A célula cristã é o ambiente no qual inserimos novos membros na igreja. É nele que alimentamos, guardamos e suprimos nossos novos irmãos.
SERVIÇO: Na célula cristã, cada membro é um ministro. Ali, os membros exercitam os seus dons para o serviço mútuo.
Agora que já entendemos quais os principais objetivos de uma célula cristã, vamos conferir quais os benefícios de fazer parte de uma célula.
Onde uma célula cristã se reúne?
Apesar de preferirmos residências, uma célula pode se reunir também em empresas (na hora do almoço), em escolas, em salões de festas (de condomínios) e em qualquer lugar onde haja o mínimo de silêncio e privacidade. Só não recomendamos reuniões em bares ou lugares semelhantes. Quando a célula não se reúne em uma casa, não haverá a figura do anfitrião. Contudo, a maioria das nossas células acontecem em residências.
Por que a célula cristã não deve ter mais de quinze pessoas?
“Não há tempo suficiente numa reunião para mais de quinze pessoas receberem ministração e compartilharem no grupo. É muito difícil para um líder, mesmo com um líder em treinamento, apascentar mais de quinze pessoas. Também, as casas, normalmente, não comportam mais do que quinze pessoas numa sala, para uma reunião. A razão para se limitar o número de pessoas numa reunião de células tem muito a ver com as “linhas de comunicação”.
Ralph Neighbour enfatiza essa questão com muita clareza: Quando duas pessoas se encontram, existem duas linhas de comunicação. Quando três estão reunidas, existem seis.
Se há quatro pessoas reunidas, então temos doze. Se há cinco, o número sobe para vinte, e quando chega a dez, já são noventa linhas de comunicação.
Quinze pessoas reunidas resultam em 210 linhas de comunicação, ou seja, a comunicação já não é apropriada.
O que definitivamente não é uma célula cristã!
Existem alguns tipos de grupos que não são células. Assim, precisamos também saber o que não é uma célula cristã.
Grupo de oração: Normalmente esse tipo de grupo é composto de pessoas que têm a seguinte atitude: O que esse grupo pode fazer por mim?
Grupo de estudo bíblico: O problema deste tipo de grupo é que ele não estimula o compartilhar de necessidades e nem a verdadeira comunhão; pelo contrário, tende a se tornar um grupo restrito e fechado, no qual o incrédulo não é bem-vindo.
Grupo de discipulado: Este tipo de grupo procura um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista.
Grupo de cura interior: É um tipo de grupo que usa técnicas da psicologia para buscar cura para os seus traumas emocionais. Todos eles são estéreis, melancólicos e introspectivos.
Grupo de apoio: Grupos assim são semelhantes aos Alcoólicos Anônimos: as pessoas se reúnem para falar de seus problemas, dia após dia, semana após semana.
Ponto de pregação: Grupos assim têm como deficiência básica o fato de não compartilharem a realidade da vida do Corpo. As pessoas vêm e vão e o grupo é só um ajuntamento.
Qualquer grupo com as seguintes características, não podem ser chamados de célula cristã:
- Grupo fechado, criado só para as pessoas de um departamento da igreja.
- Qualquer grupo que não tenha a multiplicação como objetivo.
- Qualquer grupo que não se submeta à liderança geral das células.
- Qualquer grupo que seja apenas uma reunião social.
Cuidado! Não se engane! Esses grupos acima não são células!
Como é uma célula cristã?
A célula cristã não é um grupo de oração, ainda que a oração seja um dos seus ingredientes básicos. Não é um grupo de discipulado, ainda que o discipulado aconteça espontaneamente.
Não é um grupo de estudo bíblico, ainda que a edificação seja forte nas reuniões. Não é um grupo de cura interior, ainda que seja um ambiente de restauração.
Não é um ponto de pregação, ainda que o objetivo básico de cada célula seja a multiplicação. A célula cristã é um pouco de cada um desses grupos.
A célula da igreja pode ser comparada a uma célula do nosso corpo. A célula cristã não é o corpo todo, mas traz dentro de si todas as informações necessárias para gerar um corpo inteiro. Isto é o que nós chamamos de informação genética. Nesse contexto, célula é simplesmente uma miniatura da igreja reunindo-se nas casas.
Não existe algo como um ministério de células, as células cristã são o ambiente em que os ministérios fluem. A célula é muito maior que a sua reunião. Se a célula só existe no dia da reunião, então não é uma célula, mas apenas um culto doméstico.
A célula cristã acontece a semana toda: no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas. Sempre que os irmãos se encontram, a célula acontece. A primeira característica de uma célula cristã é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.
A célula cristã não é um lugar onde, a cada semana, comparece um grupo diferente de pessoas Apesar da reunião de célula não ter como objetivo o evangelismo, o visitante será sempre bem-vindo.
Na verdade, a célula cristã visa à multiplicação, enquanto a reunião, propriamente dita, está voltada para edificação. Ainda que a reunião não seja evangelística, todo o projeto final da célula visa à multiplicação.
Crentes realmente edificados na Palavra são crentes frutíferos. E o ambiente adequado para se frutificar é no círculo familiar, na escola, no trabalho. A reunião funciona como um lugar de treinamento e motivação, para que cada um possa enfrentar, com ousadia, a guerra lá fora.
A célula cristã se reúne regularmente a chave para a comunhão é a constância, a regularidade. Não basta ter um lugar de reunião, é preciso que a célula se reúna numa base regular, semanalmente. Nenhum relacionamento sólido e gratificante pode ser construído sem convivência. É a convivência que vai produzir vínculos de amor, de amizade e de aceitação.
Após todas essas informações, cremos que sua perspectiva sobre o que é uma célula cristã nunca mais será a mesma…
Se você desejar saber mais ainda sobre células, eu sugiro que você conheça as 4 fases da célula da célula que todo líder deveria saber, tenho absoluta certeza que contribuirá muito para sua edificação e de sua célula.
Então é isso, não esqueça de comentar abaixo e nos vemos no próximo artigo, que a paz do Senhor esteja contigo por onde você for 😀
Fonte:
Manual da visão de células – Aluízio A. Silva
Multiplicando Discípulos – Márcia e Aluízio A. Silva
Você gostaria de ter acesso a vários treinamentos, planos de ação, e-books, pdf’s, manuais, documentos, etc.. Tudo exclusivo.. Clique no Banner abaixo e saiba mais sobre…