Blog

Evangelismo – Como obter sucesso nessa fase tão importante

Enfim chegou a tão sonhada fase de evangelismo, agora é hora de ir atrás dos cativos, de saquear o inferno, de ganhar almas para Jesus!

Eu não sei você como se sente quando ouve essas expressões, mas em mim, isso produz uma sensação de satisfação de vida, enche meu coração de alegria, ver pessoas tendo contato verdadeiro com Jesus Cristo.

Essa fase é muito especial e indispensável no ciclo de vida da célula.

Quando os membros estão ativados e funcionando na célula, é gerado um desejo mutuo de fazer cumprir o IDE, porém é importante ter alguém para direcionar as pessoas de maneira correta, e esta pessoa é você líder de célula.

Se você já tem o plano de ação da sua célula em mãos, notará que a fase de evangelismo da célula começa em torno da 17° semana do ciclo de vida da sua célula, mas se você não tiver ainda o seu plano de ação em mãos não se preocupe, faça o download agora do seu “Plano de Ação – 4 Fases da célula que todo líder deveria saber”.

Você deve estar pensando que esta fase você poderá tirar de letra, afinal, foi pra isso que cristão foi chamado não é verdade?

Realmente essa é uma das verdades, o crente foi chamado para ganhar vidas, mas apesar disso estar no nosso DNA, vemos que não é tão fácil assim na prática.

Justamente por isso que existem as células e algumas estratégias dadas pelo próprio Deus para nos ajudar nessa fase tão importante que é o evangelismo.

Vamos saber então um pouco mais sobre essas estratégias:

Estratégias na fase de evangelismo

evangelismo

Oração em concordância

A oração em concordância pode ser aplicada quando 2 membros da célula começam a orar e jejuar por duas ou mais pessoas durante 30 ou 40 dias.

Após este período, convidam essas pessoas pelas quais estavam orando e jejuando para participarem de um evento ponte.

Talvez você se pergunte o que é um evento ponte, vamos ver isso no próximo tópico.

Evento Ponte

O evento ponte é um evento evangelístico com a intenção de inserir o não convertido na célula através de um momento de comunhão e bate papo, ou através de uma atividade informal, podendo ser um jogo de futebol, um piquenique ou até mesmo uma festa com comida e diversão.

O evento ponte é justamente para deixar o não convertido se sentir mais a vontade com o ambiente e os irmãos presentes.

Esse é o momento de criar ou fortificar um vinculo de amizade com o não convertido, procure deixa-lo a vontade para falar sobre si mesmo, bata um bom papo, evite evite falar de si mesmo e procure conhecer o não convertido sem ser muito invasivo.

O que eu como líder devo identificar na fase evangelismo?

evangelismo

Nesta fase, você como líder deve ficar atento ao andamento da célula, essa é a fase de se movimentar. Verifique com seus membros, se todos estão se movimentando para alcançar seus alvos pessoais, incentive eles a jejuar e pagar um preço de oração por cada vida desejada.

Acompanhe eles nas visitas aos não convertidos, identifique o perfil de evangelista em seus membros.

Você irá notar que alguns tem mais facilidade em evangelizar, outros serão mais tímidos, mas não deixe de trabalhar com os dois, faça gerar o DNA de evangelista em todos possíveis.

Mas aqueles que são mais tímidos pra evangelizar, tendem a ser bons consolidadores, talvez seja essa a oportunidade de formar mais anjos da guarda.

Na fase de evangelismo o ideal esperado é que todos tenham em seu DNA de cristão, o desejo de ganhar muitas vidas e consolidar muitas vidas.

Uma vez que isso é gerado no crente, aliado a vida de Deus, você notará um verdadeiro sacerdócio real trabalhando em favor do Reino na sua célula.

Quais as principais dificuldades que enfrentarei na fase de evangelismo?

evangelismo

A fase de evangelismo é uma fase delicada, pois podemos dizer que ela é o resultado da soma das duas fases anteriores: Comunhão e Edificação.

Então se essas duas fases foram conduzidas com excelência e focadas em unidade e Vida no Espírito, com certeza sua fase de evangelismo será muito saudável.

Porém, se as duas fases iniciais não forem conduzidas de forma assertiva, você terá muitas dificuldades.

Vamos ver um pouco mais sobre isso:

Como vimos nos artigos anteriores, cada fase tem sua prioridade no ciclo de vida, e essas prioridades precisam ser vividas por todos dentro da célula, caso contrário os efeitos serão muito ruins na fase evangelismo, vamos imaginar juntos:

Sua célula inicia uma fase de comunhão maravilhosa, onde todos estão em unidade, boa receptividade, aquele clima de festa e alegria que todos desejam nunca mais sair daquele local.

Pois bem, você como líder então, decidi prolongar esse período por mais 8 semanas, poque esta sendo ótimo de se viver na célula e todos desejam repetir isso em todas as células.

Com essa prolongação do período da célula, você identifica que todos estão tão unidos que não precisam passar pela fase de edificação, então você pula para a fase de multiplicação.

Chegando na fase de evangelismo, o que acontece? Naturalmente seus membros não querem trabalhar, pois estão todos acostumados ao conforto do período de comunhão, não estarão ativados dentro da célula e não terão ciência de suas responsabilidades dentro da célula.

Diante de tudo isso será impossível conduzir a sua célula até a fase multiplicação.

Então, a melhor forma de evitar tais problemas é conduzir a célula de maneira assertiva e observando sempre os aspectos de Vida de Deus no Espírito, respeitando cada fase da célula.

Se você tiver dificuldades com isso, nós podemos te ajudar a planejar o ciclo de multiplicação de sua célula “Plano de Ação – 4 Fases da célula que todo líder deveria saber”.

Pra finalizar, vamos checar nossa célula?

Vou te fazer umas perguntas, observe esses tópicos tem acontecido de maneira assertiva em sua célula.

  1. Todos os membros estão cientes que estão vivendo a fase de evangelismo?
    2. Há jejum e oração pelos alvos definidos?
    3. Você identificou o DNA de evangelista em seus membros?
    4. Tem visitantes em todas as células?
    5. Existe consolidação das novas vidas que estão chegando na célula?

Se você respondeu de maneira positiva a todas essas perguntas, é um forte sinal que sua célula está chegando ao rumo de multiplicação, porém se você ainda encontra dificuldades em relação a esses aspectos em sua célula, é necessário sentar e replanejar as fases de sua célula, para isto você pode usar um plano de ação “Plano de Ação – 4 Fases da célula que todo líder deveria saber” que irá te auxiliar em todo o planejamento desde a primeira célula da fase de multiplicação até a festa de multiplicação.
Não deixe de conferir também nossos matérias sobre as outras fases da célula: Comunhão, edificação e multiplicação.

Confira um pouco mais sobre a fase de evangelismo em nosso vídeo:

Até a próxima 😀