Blog

Multiplicação – O que todo Líder de Célula precisa saber sobre essa fase?

Depois de três grandes passos vitoriosos, enfim damos início a multiplicação da célula.

Nada melhor do que aquela sensação de tarefa cumprida não é verdade? Sentimos isso porque é algo que foi introduzido dentro de nós desde o inicio dos tempos:

“Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”
Gênesis 1: 28

Vemos na parte A do versículo que Deus dá uma ordem a Adão e Eva, frutificai e multiplicai-vos.

Hoje isso não é diferente, podemos observar que Deus se referia a eles de forma “carnal” e “espiritual”, porém Adão e Eva apenas multiplicaram de forma carnal, pois ao desobedecerem perderão a intimidade com Deus.

Mas hoje, eu e você somos justificados por Cristo através da aliança de Cristo em nosso favor para com Deus pai:

“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”
Romanos 5:19

Por esse motivo, esse sonho esta enraizado dentro de nós, e por esse mesmo motivo, quando chegamos a multiplicação temos a sensação de dever cumprido.

Mas não para por ai ainda não, aliás preciso te dizer que a multiplicação também é uma fase da célula, e não acontece de um dia para o outro, ou simplesmente porque já tem quantidade suficiente de membros para multiplicação em duas células.

Ela tem tempo de iniciar e tempo de acabar. Vamos ver um pouco melhor…

A fase de multiplicação da célula na prática

multiplicação

Bom, se você já passou pelas outras 3 fases com excelência, tem um plano de ação em mãos e os frutos foram colhidos, é hora de iniciar a fase de multiplicação.

Nesta fase, você como líder de célula deve ter engatilhado para próxima célula um líder em treinamento, um anfitrião com a casa já disponível para a nova célula e membros com o coração nisso.

Tendo tudo isso em mãos, é hora de checar uma questão que pode ser difícil: Quem vai com quem? Quem vai e quem fica?

Neste momento, a célula pode chegar até a morrer se os membros não entenderem o verdadeiro objetivo da célula: a multiplicação.

Por isso é de extrema importância sempre deixar isso bem claro a todos desde a primeira fase da célula, mas na fase de multiplicação isso precisa estar ainda mais vivo no coração de seus membros.

Direcione todos os momentos de sua célula para a multiplicação, desde o quebra–gelo até se possível a palavra compartilhada entre todos. (Verifique a disponibilidade com seu Pastor ou discipulador).

Problemas decorrentes das fases anteriores a multiplicação da célula

Se nas fases anteriores a célula não foi conduzida de maneira assertiva, na fase de multiplicação isso se torna visível e impede a célula de se multiplicar, vamos ver alguns exemplos:

Problema 1: A célula teve um foco único em comunhão

A célula passou por um excelente momento de comunhão, isso foi realmente muito agradável a todos, mas por conta do foco apenas em comunhão.

A célula passou pelas outras fases, porém, os membros não foram edificados e ativados no corpo da célula, e o real motivo de convidarem as pessoas para as células era por conta de que todos mantinham comunhões agradáveis nas reuniões de célula.

O resultado disso é que todos esperam a festa de multiplicação, mas não desejam se separar pois isso pode afetá-los de maneira significativa.

Uma célula assim tem fortes indícios de morte espiritual, e pode se tornar apenas um “Club do bolinha”.

Problema 2: A célula já inciou em fase de edificação

Pode até soar engraçado mas, se haver comunhão demais estraga, se não haver comunhão também estraga. Por não ter havido comunhão, os membros não tiveram tempo de se conhecer e reconhecer o líder como autoridade na célula. Por conta disso existem muitas intrigas na célula, e o líder não sabe lidar com isso.

Chegando no momento de multiplicar, corre-se o serio risco da célula morrer pois os membros poderão não aceitar ficar na célula A ou célula B por não se darem bem com fulano ou ciclano, além do mais, isso pode prejudicar até os novos convertidos que acabaram de entrar na célula.

Problema 3: Houve comunhão e evangelismo, porém não houve edificação

Todos participaram da comunhão e todos participaram do evangelismo, mas e agora?

Tem muita gente na célula, mas quem lidera quem?

Quem discípula quem?

Quem é responsável pelos danos na residência?

Nesse momento, a célula tem tudo para se multiplicar, menos direção e identidade.

Não é um líder em treinamento com encargo no coração, porque não foi edificado, não há um futuro anfitrião desejoso de levar uma célula para sua casa, porque o antigo não foi edificado e não sabe como agir diante de tanta “bagunça” em sua casa.

Não há pessoas com maturidade espiritual, porque não há quem possa discipular e quem encaminhe de modo assertivo com elas, e o pior de tudo, não há Vida de Deus fluindo porque os membros não estão na célula com o intuito de multiplicar e exercer sacerdócio, e sim de estabelecerem apenas um “relacionamento amigável” entre os irmãos do corpo.

Problema 4: Não há vidas novas na célula

Existem célula que exercem as duas primeiras fase de maneira muito assertiva, mas quando chegam no momento de evangelizar, ficam estagnadas.

Isso pode acontecer por diversos motivos:

• O líder já está chutando o balde;
• Os membros tem muito medo ou vergonha de falar de Cristo para as pessoas;
• A célula esta acontecendo num deserto completo onde não existe vida;

Mas o grande e real motivo disso é: Os membros não entenderam o verdadeiro objetivo da célula, e ainda mais, eles não entenderam nem mesmo o objetivo pelo qual foram recrutados por Cristo:

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”.
Marcos 16:15

Se em sua célula, você identificou algum desses aspectos, converse com seu discipulador ou pastor e veja a possibilidade de rever alguma fase ou até de repente voltar ao inicio.

Planeje-se novamente, mas não deixe isso afetar a saúde de sua célula, caso não saiba como fazer o planejamento da sua célula você pode estar acessando “Plano de Ação – 4 fases da célula que todo líder deveria saber”.

Bom, nós iniciamos esse momento de multiplicação falando apenas de problemas não é verdade?

Isso realmente é necessário, pois na fase de multiplicação é o momento de avaliar se a célula está em condições de multiplicação ou não.

Mas vamos falar de algo que também é muito importante na fase multiplicação: A festa de multiplicação.

A festa de multiplicação da célula

multiplicação

Uma vez que todos os cuidados foram tomados, anjos da guarda, anfitrião e líder em treinamento já preparados, definição de qual célula ficarão os seus membros, está na hora de iniciar os preparativos para a festa de multiplicação.

A festa de multiplicação pode ser um mega evento ponte realizado por toda a rede(verifique a disponibilidade com seu discipulador).

Defina todas as tarefas, o que será preciso organizar para cada membro.

Se tiver condições, presenteie o novo líder com um livro ou material que seja de edificação a ele como sinal de honra. Isso pode gerar desejo nos outros membros de liderarem células futuras.

Não pode deixar de haver comida, certifique-se de criar um banquete especial nesse dia tão esperado por todos.
Verifique a disponibilidade de criar um caixa ou um cofre com uma reserva para este dia.

Agora deixa eu te perguntar umas coisas…

Sua célula passou por todas as fases sem pular nenhuma etapa?
Seus membros estão unidos e edificados?
Houve evangelismo?
Há novas vídas em sua célula?
Sua nova equipe esta preparada e ansiosa para a multiplicação?
Os preparativos da festa de multiplicação estão prontos?

Se sim, quero te desejar uma ótima multiplicação e até a próxima!

Não se esqueça ao multiplicar indique nosso “Plano de Ação – 4 fases da célula que todo líder deveria saber”. Que com certeza foi de ótima ajuda para você também será para o novo líder.

Veja mais em nosso vídeo sobre a fase de multiplicação de sua célula:

Até mais 😀

vip